Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia

Nº SNIIC: AG-38786


Área de Atuação

Gestão Cultural
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, criada pela Lei nº 3955 de 09 de setembro de 1983, foi implantada oficialmente em 1º de fevereiro de 1984. Desde então atua priorizando os preceitos de democratização da cultura, entendendo as expressões criativas da arte como um processo coletivo, com vistas a promoção da diversidade cultural e consequente desenvolvimento humano.

Site: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria/23/cultura.html

E-mail: secretariamunicipaldecultura@uberlandia.mg.gov.br

Telefone Público: (34) 3239-2820

Endereço: Avenida Anselmo Alves dos Santos, lado par, 600 , Santa Mônica, 38408-150, Uberlândia, MG

CEP: 38408-150

Logradouro: Avenida Anselmo Alves dos Santos, lado par

Número: 600

Complemento:

Bairro: Santa Mônica

Município: Uberlândia

Estado: MG

Descrição

A Secretaria Municipal de Cultura, criada pela Lei nº 3955 de 09 de setembro de 1983, foi implantada oficialmente em 1º de fevereiro de 1984. Desde então atua priorizando os preceitos de democratização da cultura, tendo como prioridade em seu escopo a promoção da diversidade cultural.

Acreditamos que a gestão de um Município deve realizar a interface com as necessidades de expressão de todos os segmentos da sociedade. Nesse sentido, a Secretaria de Cultura entende as expressões criativas da arte como um processo coletivo, com vistas ao desenvolvimento humano e triangulada pela relação entre artistas, gestores e público, promovendo o encontro entre criadores e plateias, em uma construção que beneficie toda a coletividade.

Com essa proposta, e com uma gestão participativa do setor cultural, a secretaria de Cultura, através de seus equipamentos culturais e dos programas de governo busca a execução de uma política pública abrangente, que ofereça oportunidades, diversifique o desenvolvimento e desperte os potenciais criativos.

Estão sob a administração da secretaria de cultura os equipamentos culturais abaixo elencados:

Arquivo Público Municipal – abriga a documentação da fase permanente ou histórica da Administração Municipal e da Câmara, além de acervos e coleções de particulares.

Banda Municipal – composta por 60 músicos, possui sede e espaço próprio, realiza apresentações em diversas solenidades, eventos, concertos e atendimento à comunidade em geral, na cidade e na região, e trabalha com a formação de crianças e jovens na constituição da Banda Jovem.

Biblioteca Pública Municipal “Juscelino Kubitschek de Oliveira” - atende diariamente cerca de 1.000 (mil) usuários/dia e trabalha com projetos de extensão bibliotecária, os quais promovem o acesso ao livro através da implantação de bibliotecas comunitárias, mini-bibliotecas, ônibus-biblioteca, além de atividades de valorização do livro e da leitura para diversos segmentos, como deficientes visuais, crianças e adolescentes. Possui em seu acervo 33.504 títulos e 41.320 exemplares.

Biblioteca SESI/Indústria do Conhecimento – primeira sucursal da Biblioteca Pública Municipal, situada no Bairro Roosevelt. Criada através de Convênio firmado entre SESI/MG e a Prefeitura de Uberlândia em 9 de março de 2009, esta biblioteca oferece todos os serviços bibliotecários e atividades culturais para a comunidade.

Casa da Cultura – espaço destinado a atividades culturais diversificadas, principalmente recitais.

Centro de Artes e Esportes Unificados do Bairro Shopping Park – CEU Pai Nego, com Teatro de Bolso e Biblioteca.

Galerias de Arte Geraldo Queiroz, Ido Finotti, Lourdes Saraiva, Sala de Experimentações Visuais e Sala Alternativa – espaços destinados à exposições e a instalações.

Mercado Municipal – uma verdadeira celebração à cultura mineira no centro da cidade, materializada em queijos, doces, frutas, verduras, legumes selecionados, artesanato e produtos típicos da região e inúmeras outras iguarias típicas do estado. É um dos pontos turísticos mais visitados de Uberlândia, pois além do comércio tradicional, é palco de shows musicais, apresentações teatrais, exibições de filmes, exposições de artes visuais e performances (Teatro de Bolso e Galeria de Arte) e as tradicionais rodas de samba que acontecem aos fins de semana.

Museu Municipal e Museu Anexo – com acervo museológico característico dos primórdios da formação histórica do Município.

Oficina Cultural de Uberlândia – espaço para formação, capacitação e difusão cultural.

Teatro Municipal – tem por objetivo estimular a produção artística da região e o intercâmbio cultural no Brasil, disseminar os valores culturais e incrementar o mercado cultural da região. A utilização se dá através da seleção pública por meio de Edital.

São frentes de trabalho consolidadas pelo Órgão:

Proteção das Manifestações Culturais Populares;
Preservação e manutenção do patrimônio histórico e cultural, incluindo os bens materiais e imateriais;
Implementação das atividades do Arquivo Público Municipal e do Museu Municipal;
Apoio Logístico aos eventos artístico-culturais da comunidade, através do empréstimo de equipamentos de som e luz e do Palco Móvel (Palco Ambulante) devidamente equipado para que as expressões artísticas aconteçam em diversos locais, inclusive nos Distritos;
Abertura dos Equipamentos Culturais para uso da comunidade – uso das Galerias de Arte, do Teatro Municipal, da Sala Roberto Rezende da Oficina Cultural e da própria Oficina através de editais democráticos e com critérios transparentes;
Manutenção do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – executado por meio dos mecanismos Incentivo Fiscal e Fundo Municipal de Cultura;
Implementação de ações nas áreas de difusão e circulação culturais;
Ações de promoção da Igualdade Racial.

Conselhos vinculados à SMC: COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural de Uberlândia), COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da cidade de Uberlândia) e CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais).

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem