Baixista, cantor, desenhista.
Desenhista profissional desde os 14 anos. Especialidades: quadrinhos, ilustração infantil, cartum, storyboard.
Alguns projetos musicais que participa ou participou: Babulina, Fepaschoal, Orquestra Popjazz, Lucas Arruda, Pó de Ser Emoriô, Kalifa, Lion Jump, e vários outros.
Experiência em pop, rock, reggae, axé, samba, funk, soul, gospel, jazz e outros.
Desenhista profissional desde os 14 anos. Especialidades: quadrinhos, ilustração infantil, cartum, storyboard.
Alguns projetos musicais que participa ou participou: Babulina, Fepaschoal, Orquestra Popjazz, Lucas Arruda, Pó de Ser Emoriô, Kalifa, Lion Jump, e vários outros.
Experiência em pop, rock, reggae, axé, samba, funk, soul, gospel, jazz e outros.
E-mail: manoelricardo@gmail.com
Telefone Público: (27) 99925-8625
Descrição
RELEASE ARTES VISUAISComeçou a desenhar aos 5 anos, aperfeiçoando-se copiando quadrinhos de Maurício de Souza e Ziraldo, além dos personagens de Disney e Warner Brothers. Na adolescência foram as HQs americanas e mangás/animes japoneses. Primeiro emprego aos 14 anos em uma modesta editora como desenhista, ilustrando apostilas de pré-vestibular. Posteriormente trabalhou em diversas editoras e gráficas de Vitória, ilustrando cartilhas e diversas publicações locais. Cursou design no curso de Desenho Industrial da Ufes, estagiando em diversas agências durante o curso, atuando em diversas vertentes, mas principalmente como ilustrador, realizando diversos projetos tais como cartilhas para entidades governamentais.
Em 2010 após um período estudando os livros de Richard Williams e Preston Blair, lançou seu curta metragem de animação produzido totalmente de maneira artesanal, papel e lápis em mesa de luz: "Rock'n Roll na Minha Vida", onde atuou também como músico na trilha sonora, sendo esta sua primeira gravação em estúdio como baixista. Atuou também na dublagem onde descobriu uma nova paixão.
Em Novembro de 2011 lançou sua primeira HQ - "Para Tudo se Acabar na Quarta Feira", em parceria com o doutor em artes pela UFRJ, docente na mesma, tradutor e escritor de ficção científica, professor Octavio Aragão. Esta HQ foi a primeira publicada pela editora Draco estreiando seu hoje premiado selo de quadrinhos.
Com seu portifólio digital prestou serviço de storyboard e character design para diversas agências do mercado capixaba tais como a Real Multimídia. Em 2016 trabalhou em conjunto com o staff da Eyemove no roteiro e storyboard do curta metragem 3D “O Pirata Barba Linda”. Desde então tem atuado esporadicamente como ilustrador freelancer paralelamente ao seu trabalho como músico.
RELEASE MUSICAL
Participou de diversos projetos se apresentando por diferentes cidades dentro e fora do Espírito Santo e experimentando uma diversidade de formatos de apresentação (barzinhos, casa de shows, teatros etc), platéias e estilos (Axé, Rock'n Roll, hard rock, blues, Pop, Música eletrônica, reggae, hip hop, funk, gospel, etc.), trabalhando na noite capixaba desde 2009. Segue pequena relação de alguns dos trabalhos mais marcantes.
Com a banda de axé Ojú Obá, realizou a sua primeira turnê internacional ao passar uma temporada na Suécia onde participou, entre outros shows, do Brazilian Day 2012 em Estocolmo.
Como baixista do Fepaschoal – artista experimental que mistura MPB, capoeira, punk rock, afro beat, música eletrônica e estilos latinos –, participou do projeto Circulação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em 2013 e da gravação do último disco, "O Canto do Urbanóide", lançado no início de 2016.
Como baixista do Pó de Ser Emoriô, grupo com trabalho autoral sólido e influências de Gilberto Gil, Caetano Veloso, hip hop e música afro, participou do Circulação Cultural em 2014 dentre outros shows, inclusive no Cineteatro Sesc Glória.
Participou da concepção, composição e gravação do segundo disco autoral do grupo Inversão Brasileira - "Reinverso", lançado em Janeiro de 2016.
Desenvolveu trabalhos como baixista do cantor Lucas Arruda, jovem talento capixaba que foi comparado a grande nomes do soul music nacional e internacional pela imprensa especializada, com dois discos lançados internacionalmente. Participou de apresentações memoráveis como no Festival de Jazz e Blues em Manguinhos, Teatro Sesi, o saudoso Studio RJ em Ipanema -RJ, e do Circulação Cultural.
Membro fundador da banda autoral Babulina, que combina de forma inusitada música brasileira, rock, funk americano e o reggae. Com a banda participou, entre outros, do Festival Roda de Boteco (Vitória/ES) e da tradicional feijoada e roda de samba da Casa Rosa (Rio de Janeiro/RJ). Participou do Circulação Cultural em 2015. O primeiro disco do Babulina foi lançado em dezembro de 2016 no teatro Sesc Glória. Com produção de Lucas Arruda, e diversas participações de peso como João Cavalcanti (Casuarina), Alvinho Lancelotti (Fino Coletivo), Rogê (artista solo), Davi Moraes (solo, Moraes Moreira, Maria Rita), Lucas Arruda, entre outros.
Músico regular no baixo elétrico da Orquestra Pop Jazz, do Ifes, sob regência do maestro Célio Paula desde dezembro de 2013. Neste ambiente participou de diversas oficinas ministradas pelo maestro, tais como "Teoria Musical" e "Escrita e Leitura Musical". Teve oportunidade de se apresentar em diversos concertos memoráveis, tais como no Festival de Inverno de Domingos Martins de 2014 e 2015, o concerto em homenagem a Tom Jobim (onde estreou no contrabaixo acústico), o concerto em homenagem a Moacir Santos, o concerto com a participação do maestro Gilson Peranzetta (músico, produtor e arranjador de grandes nomes da MPB tais como Ivan Lins, Gonzaguinha, Edu lobo, Gal Costa, etc.), dentre vários outros momentos importantes.
Em 2018 e 2019 esteve ativo na noite de vitória tocando com a banda Xá da Índia. O repertório dançante é formado de mpb setentista como Gilberto Gil, Caetano, Gal Costa, Belchior, Mutantes e Secos e Molhados. Das diversas apresentações em diversos palcos, pode-se destacar o inesquecível show com Moraes Moreira na área de eventos do Projeto Tamar da Praça do Papa.
Desde Maio de 2017 tem realizado seu trabalho de violão e voz na noite capixaba, trazendo no repertório um mix dos diversos estilos e projetos que participou como baixista. Composições de Gonzagão, Gonzaguinha, Chico Buarque, Djavan, Gilberto Gil, Claudio Zoli, Ed Motta, entre outros.
Foi aluno de:
André Vasconcellos (Hamilton de Holanda, Djavan), André Neiva (João Bosco, Jorge Vercilo), Sizão Machado (Djavan), Carlinhos Noronha (Kiko Freitas, Cuca Teixeira, Banda Black Rio), Itamar Collaço (Zimbo Trio, Gal Costa), Hugo Maciel (Brasilidade Geral), Cleiderson Rangel (Fames Jazz Band), Fausto Lessa (Saulo Simonassi, Zé Moreira), Fabiano Araújo, Maestro Célio Paula (Orquestra PopJazz)