Cineasta. Produtor AudioVisual e Oficineiro
Endereço: Rua Frei Antônio dos Mártires, 47 , Centro, 29016-150, Vitória, ES
CEP: 29016-150
Logradouro: Rua Frei Antônio dos Mártires
Número: 47
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Vitória
Estado: ES
Descrição
Jefferson de Albuquerque Junior, cineasta e ambientalista. Graduado em Letras-Português com especialização em Educação Ambiental. Com mais de 40 anos como profissional de cinema, participou de 35 longas metragens como Cenógrafo, Diretor de Arte, Produtor Executivo, Diretor de `Produção e Diretor Assistente. Destaca-se entre os quais “Eles Não Usam Black-Tie” de Leon Hirszman; “Amantes da Chuva” de Roberto Santos; “Luzia Homem” de Fábio Barreto; a mini serie “ O Pagador de Promessas”de Dias Gomes e direção de Tizuca Yamazaki e mais recentemente “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna.Roteirista e diretor de 21 curtas e médias metragens, entre eles “Dona Ciça do Barro Cru”, “Patativa do Assare-Um Poeta do Povo” e “Foi assim...Como será-Chapada do Araripe “, além de participar de mais de uma dezena de CM e MM de outros diretores como Diretor de Arte e Diretor de Produção. No Ceará, com Pedro Jorge de Castro participou na Coordenação do Seminário de Cinema e Literatura, dos I e II Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro.
Foi Presidente da ABD-CE e da ABD-Brasilia, além de membro da Comissão de Reestruturação da EMBRAFILME, durante o governo Sarney. De volta a uma temporada no Cariri foi Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Barbalha-Ce.
Coordenou o MoVA Itinerante de 2005 a 2008, um projeto da SECULT-ES,na região do Caparaó, onde orientou com Oficinas de Realização Audiovisual a produção de 32 filmes ambientais entre os alunos da região. O mesmo ocorrendo no Projeto Audiovisual de Educação Ambiental da Chapada do Araripe com a produção de 11 CM.
Entre 1996/97, coordenou as Oficiinas de ARTE, do Projeto Esporte Educacional, do Ministério dos Esporte, CEUNE/UFES, em São Mateus.ES e realizou no CEUNES Oficinas de Roteiro na Semana de Artes
Atuou como Educador Ambiental no Parque Estadual de Itaúnas , foi diretor do Departamento de Meio Ambiente de Conceição da Barra, Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrografica do Rio Itaunas e Presidente da SAPI, Sociedade dos Amigos Pró Itaúnas.
Atualmente mora no Centro de Vitória e participa dos projetos “Rio Itaúnas...Sempre Vivo”, da SAPI e “Senhoras do Dende.