Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo. Fundada em 16 de outubro de 2009 e tem a função de difundir as artes, cultura,literatura e as raízes histórias e folclóricas. Criados por decretos internos, os títulos, comendas, medalhas e certificados levam os nomes de personalidades capixabas, prestando homenagens a pessoas ligadas às artes, à cultura e à política

Site: https://www.facebook.com/Academia-Marataizense-de-Letras-478401318915591/

E-mail: nursebarbaraperez44@hotmail.com

Telefone Público: (28) 99883-4226

Endereço: Rua Gentil Soares 01, Areias Negras, Marataízes, ES, BR

CEP: 29345-000

Logradouro: Rua Gentil Soares

Número: 01

Complemento: 3º andar

Bairro: Areias Negras

Município: Marataízes

Estado: ES

Descrição

Bárbara Pérez, escritora, poeta, ativista e produtora cultural, servidora efetiva municipal de Marataízes.

Idealizadora, fundadora e Presidente da Academia Marataizense de Letras.

Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo.

Fundada em 16 de outubro de 2009, tem como idealizadora e fundadora a poetisa Bárbara Pérez, que convidou o ator e escritor Hudson Giovanni para comungar desse mesmo sonho, com o objetivo de propagar a literatura, as artes e a dramaturgia. Nesse ínterim o popularesco interliga-se ao patrimônio cultural regional, buscando despertar o olhar poético da comunidade, perpetuando a nobreza e enaltecendo o 'tao' contemporâneo, nos valores socioculturais da região e do Estado. Também se congregam a esse sonho, poetas Marataizenses e do Estado do Espírito Santo, que fazem parte do ato da fundação.

.Em consideração à visão aristocrática e ao nascimento da entidade, os dois fundadores galgaram títulos de nobreza por decretos oficiais. Dona Bárbara Pérez, Grã-mestra da Poesia e Dom Hudson Giovanni, Grão-mestre das Artes, ostentam os brasões e insígnias da Academia.
A Arcádia Marataizense reúne seleto grupo de pessoas amantes da cultura em todas as suas formas – na luta incansável de despertar na comunidade o interesse pela leitura, pela educação e pelo progresso sociocultural. Com quarenta Cadeiras para Membros Efetivos e quarenta Cadeiras para Membros Correspondentes de dentro do estado do Espírito Santo, homenageia personalidades do estado do Espírito Santo. Congrega também Membros Honorários, Beneméritos e Correspondentes de outras regiões.

.Criados por decretos internos, os títulos, comendas, medalhas e certificados levam os nomes de personalidades capixabas, prestando homenagens a pessoas ligadas às artes, à cultura e à política, valorizando as raízes culturais de Marataízes, do Estado e da Nação.
No calendário de eventos destacam-se os meses de março (festa das canoas) e outubro (festa de emancipação política). Tem como Patrono o poeta Narciso Araújo e, por Presidente de Honra, o músico Raul Sampaio. A Academia organiza eventos educacionais, palestras, saraus e recitais de poesia, apresentações musicais e teatrais, concursos literários (com entrega de premiações e certificados) e lançamentos de livros de autores capixabas e do cenário nacional.

.
Quanto aos símbolos da nossa Arcádia, destacam-se a beleza dos brasões e logomarcas que ostentam as letras, a dramaturgia, as artes plásticas. A eles, somam-se os títulos de nobreza, paramentos, condecorações e a valorização da cultura do pescador e do agricultor, típicos da região. As cores do lábaro são: vermelho, preto, verde e dourado, que simbolizam a busca do conhecimento e a luz da liberdade. Possui, em sua fachada, a seguinte frase: ‘Fiat Lux Et Facta Est Lux’ (‘Faça-se a Luz e a Luz foi feita’).
Comendas:

- Domingos José Martins- Decreto nº 02/2009

- Dr. José Carlos da Fonseca - Decreto nº 05/2010

- Dr. Warley Lobo Teixeira - Decreto nº 06/2010

- Dr. Anis Nassehen- Decreto nº 07/2010

- Élcio Paes de Sá - Decreto nº 08/2010

- Rubem Braga - Decreto nº 01/2012



Medalhas de Honra ao Mérito:

-Domingos José Martins - Decreto nº 03/2009

- Poeta Miguel Marvila-Decreto nº 09/2010

- Poeta Narciso Araújo -

Decreto nº 01/2010 -

Dr. Antônio Jacques Soares -nº10/2010

- Narciso Araújo - nº 01/2010

Títulos:

- Da música - Decreto nº 02/2010

- Das Artes - Decreto nº 03/2010

- Das Letras - Decreto nº 04/2010

- Guardião (â) das Letras -

Guardião (â) das Artes -

Guardião (â) da Cultura.

Concursos a nível nacional :

- De Poesia: Narciso Araújo;

- De Contos: Domingos José Martins; -

De Crônicas: Maestro José Veiga.

-De Fotografias: Pérola Capixaba Tema: “Minha cidade, meu paraíso secreto”

Concursos a nível Municipal:

- De Poesia: Narciso Araújo;

- De Contos: Domingos José Martins;

- De Crônicas & Contos: José Veiga.

Bárbara Péres

Presidente e Conselheira vitalícia

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem