Orgão gestor, departamento de cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Saquarema

E-mail: cultura@saquarema.rj.gov.br

Endereço: Rua Coronel Madureira , 88 , Centro, 28990-756, Saquarema, RJ

CEP: 28990-756

Logradouro: Rua Coronel Madureira

Número: 88

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Saquarema

Estado: RJ

Descrição

A subsecretaria órgão gestor do Departamento de cultura da Secretaria de Educação e Cultura. A sede administrativa se encontra provisoriamente na A Casa de Cultura Walmir Ayala
Dos tempos feudais dos barões do império nasceu a arquitetura clássica. O romantismo encheu as fachadas de esculturas e arabescos e os senhores da corte sob os seus tetos, organizavam os seus festejos memoráveis.
Dos idos da coroa restaram as casas transformadas em museus, fundações e prefeituras. O Barão de Saquarema José Pereira dos Santos, em 1841, doou o casarão para ser a sede da 1ª câmara municipal de Saquarema e da prefeitura até o ano de 1978. Em 1991, foi realizada a primeira reforma, que infelizmente descaracterizou o seu interior, consequentemente não permitindo a oficialização do tombamento pelo Inepac. Nesse ano também, foi fundada a primeira biblioteca pública municipal de Saquarema, José Bandeira, que permaneceu no espaço até o ano de 2019, quando foi necessária uma reforma diante do estado precário de manutenção do imóvel. O acervo da biblioteca não catalogado, conta com aproximadamente 15.000 exemplares, aguardando a inauguração do Centro Cultural, onde será destinado um espaço para sua ocupação. Em 1997 foi inaugurada a Casa de Cultura Walmir Ayala.
Personalidades ilustres que fazem parte da história cultural do município de Saquarema.
O poeta parnasiano Alberto de Oliveira, o pintor,poeta e multiartista, Antenor de Oliveira, o poeta e pescador José Bandeira, o professor, poeta e literato Lutuf Isaías Mucci, Madre Maria das Neves, Roseana Murray, poeta e escritora, o músico Serguei, Walmir Ayala, poeta, escritor e crítico de arte, Jota de Jesus, poeta trovador, Anolpho de Souza, mestre de saberes, pescador, Oliveira Viana,sociólogo escritor e jurista, o empreendedor Carlos Antonio de Azeredo Coutinho (Carlos Dundum), Joaquim Pereira da Costa (Seu Chumbinho), Liselotte Solvey Sedlacek Bravo (Lote), o músico Anito Vidal dos Santos (Rubinho), Joaquim Olindo da Costa, a professora Luisa Bastos Nunes, o senador Durval Rodrigues da Cruz, o escritor Segisfredo de Oliveira Bravo (Darcy Bravo), o maestro Francisco Vignol, Nelson Santos, artista plástico e diretor de cultura na casa de Cultura Walmir Ayala.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem