O Acervo de Escritores Mineiros (AEM) é um espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Federal
CNPJ: 17.217.985/0026-62
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Site: http://www.ufmg.br/aemletras/celc
Email Público: acemg@bu.ufmg.br
Telefone Público: (31) 3409-6079
Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Prédio da Biblioteca Central 3º andar - Campus UFMG Pampulha, Liberdade, 31270-901, Belo Horizonte, MG
CEP: 31270-901
Logradouro: Avenida Presidente Antônio Carlos
Número: 6627
Complemento: Prédio da Biblioteca Central 3º andar - Campus UFMG Pampulha
Bairro: Liberdade
Município: Belo Horizonte
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O Acervo de Escritores Mineiros da UFMG (AEM) está vinculado ao Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC), órgão complementar da Faculdade de Letras da UFMG. Trata-se de um espaço permanente de exposição e pesquisa que guarda acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. Concebidas a partir de perspectiva museográfica e cenográfica que recria o ambiente de trabalho dos escritores, em suas salas encontram-se exemplares raros e autografados de obras do modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais. Promovendo a passagem da memória individual à memória coletiva, tem o objetivo de resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural – esforço contínuo de gerações de pesquisadores na busca por novas possibilidades de reflexão e construção de conhecimento.