Museu de Cultura Sertaneja (MCS)

Nº SNIIC: SP-13180


Área de Atuação

Museu

O Museu de Cultura Sertaneja (MCS) do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN)vem se consolidando cada vez mais como um espaço de grande relevância acadêmica e, sobretudo, por articular atividades que integram pesquisa, ensino e tensão, tanto no âmbito da graduação como da pósgraduação. Sua importância reside ainda no fato de que almeja valorizar e evidenciar a cultura sertaneja local.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Estadual

CNPJ: 08.258.295/0001-02

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Email Público: museu.pferros@uern.br

Telefone Público: (84) 3351-3148

Endereço: BR 405, KM 153, s/n, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Arizona, 59900-000, Pau dos Ferros, RN

CEP: 59900-000

Logradouro: BR 405, KM 153

Número: s/n

Complemento: UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bairro: Arizona

Município: Pau dos Ferros

Estado: RN

Horários de Funcionamento

Descrição

O Museu de Cultura Sertaneja (MCS) da UERN - Campus de Pau dos Ferros é um espaço dedicado à Ciência, à Educação e à Arte, na região do Alto Oeste Potiguar. Tem como iniciativa a valorização e a preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural do sertão nordestino, por meio de ações que viabilizam o conhecimento e a divulgação dos bens materiais e imateriais. Desde 2012, ano da sua fundação, o Museu se apresenta como um espaço aberto ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão; como laboratório para graduação e para os programas de pós-graduação da UERN; como parceiro das instituições de educação pública e privada, contribuindo com a educação, o ensino, a cultura e a inserção social do povo da região; e ambiente de visitas. A parceria entre o Museu e o Projeto de Extensão Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT) promove o trabalho desenvolvido no Museu para uma abrangência maior, pois a extensão leva o Museu para além dos muros da estrutura física, chega às escolas e às comunidades por meio das ações extensionistas. São o Museu e a universidade indo até a comunidade, e a comunidade vindo até o Museu e a UERN. Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 200 (duzentas) peças, 100 (cem) livros e 780 (setecentos e oitenta) folhetos de cordéis, aproximadamente, além de 03 (três) documentários de produção própria e disponibiliza, por meio do Museu Virtual – espaço com computadores no MCS, mais de 50 (cinquenta) entrevistas de sertanejos/colaboradores que narram suas histórias de trabalho, vida e cultura na região do Alto Oeste Potiguar, área do semiárido nordestino. Desde sua implantação o MCS realizou cinco exposições, a saber: i) “O sertanejo e o trabalho” (2012-2013); ii) “Casa arrumada” (2013-2014); iii) “Memórias de engenhos e de casas de farinha” (2014-2016); iv) “Andanças e memórias dos vaqueiros no Alto Oeste Potiguar (2017-2018); e (v) “Memórias da passagem da Coluna Prestes no Alto Oeste Potiguar” (2018-atualmente).
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

CNM - Cadastro Nacional de Museus

O Cadastro Nacional de Museus já completou dez anos em operação e se constitui como uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país. Objetiva produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade. Nesse período, foram mapeados mais de 3.500 museus em todo o território nacional.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem