Promove o acesso a serviços e produtos em informação com excelência, que acompanham as transformações tecnológicas, sociais e culturais, e atende as necessidades e expectativas da UFG em sua estrutura multicampi.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Federal

Títulos e Certificados: UPF

CNPJ: 01567601/0001-43

Acessibilidade: Sim

Site: https://bc.ufg.br/

Telefone Público: (62) 3521-1230

Endereço:

CEP: 74690-900

Logradouro: Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II, Avenida Esperança, s/n

Número:

Complemento: Campus Samambaia

Bairro: Campus Samambaia - UFG

Município: Goiânia

Estado: GO

Horários de Funcionamento

Descrição

A história do Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) começa em 24/08/1973 com a fusão de 13 bibliotecas departamentais que funcionavam em unidades de ensino, passando a reunir os acervos no mesmo prédio da Faculdade de Direito, Setor Universitário. Nascia assim a primeira unidade do Sibi/UFG: a Biblioteca Central (BC).

No final da década de 1980 um acordo da UFG com o Ministério da Educação possibilitou a construção de um prédio específico para a biblioteca no Câmpus Samambaia, para onde a Biblioteca Central foi transferida em 1989.

A mudança exigiu a divisão do acervo existente entre duas bibliotecas: o novo prédio da Biblioteca Central (BC), no Câmpus Samambaia, e a segunda unidade do Sibi, a Biblioteca Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN), no, Setor Universitário. Com a criação dos câmpus no interior do Estado foram surgindo novas bibliotecas.

Hoje o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), é composto por dez unidades, sendo uma central e nove seccionais.

A perspectiva é de que, em breve sejam 12 unidades, com a criação de mais duas seccionais.

As dez unidades já existentes do Sibi/UFG são:
1- Biblioteca Central (BC) - Câmpus Samambaia, saída para Nerópolis

2- Biblioteca Seccional Câmpus Colemar Natal e Silva (BSCAN) - Setor Universitário

3- Biblioteca Seccional Câmpus Aparecida de Goiânia (BSCAP)

4- Biblioteca Seccional Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae) - Câmpus Samambaia

5- Biblioteca Seccional Letras e Linguística (BSLL)

6- Biblioteca Seccional Museu Antropológico (BSMA)

7- Biblioteca Seccional Regional Catalão (BSRC)

8- Biblioteca Seccional Regional Goiás (BSRGO)

9- Biblioteca Seccional Regional Jataí - Unidade Riachuelo (BSREJ Riachuelo)

10- Biblioteca Seccional Regional Jataí - Flor-do-Cerrado (BSREJ Flor-do-Cerrado)


O Sibi/UFG reúne cerca de 350 mil exemplares de materiais, entre livros, CD de música, CD-Rom, partituras, discos de vinil, mapas, fitas em VHS e em DVD, além de um banco de teses e dissertações produzidas na UFG.

As bibliotecas são informatizadas e participam do Portal Capes – que disponibiliza mais de 12 mil títulos de periódicos eletrônicos com textos completos e mais 80 bases de dados com resumos de documentos científicos. Também mantém convênios com o IBICT e com a Bireme para o serviço de Comutação Bibliográfica (Comut).

Oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG – que é composta por estudantes de graduação e de pós-graduação com matrícula atualizada na instituição, servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos.

O Sibi também é responsável pelo Portal de Periódicos da UFG, pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da instituição e pelo Repositório Institucional, coordenados pela Gerência de Recursos Tecnológicos (GRT).

Consciente de seu importante papel de disseminador da informação, o Sistema de Bibliotecas da UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento.

Neste sentido, seus acervos são abertos, a qualquer pessoa, para consulta. Bem como seus espaços de estudo podem ser utilizados por quaisquer interessados.

Critérios de uso do espaço

Capacitação no uso da biblioteca: Objetiva informar o usuário sobre o funcionamento da biblioteca, normas, regulamentos e como realizar pesquisas básicas no catálogo on-line (SophiA). Também há orientação quanto à busca, recuperação e uso das informações. É apresentado o site do Sibi, onde constam informações importantes sobre as bibliotecas além de serviços e produtos disponíveis. A capacitação é oferecida a toda a comunidade UFG interessada em conhecer mais sobre as bibliotecas e tem a duração de uma hora.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Johan Pedro Pires

Jornalista formado na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG
Social Media e Formador no Media Lab - UFG

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem