O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma entidade civil de caráter cultural e cientifico, sem fins lucrativos, fundado em 15.08.1907.
Esfera: Privada
Tipo de Esfera: Associação
CNPJ: 17505769000164
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.
Site: http://www.ihgmg.org.br
Email Público: ihgmg@ihgmg.org.br
Telefone Público: (31) 3212-4656
Endereço: Rua dos Guajajaras, 1268, Sobreloja, Centro, 30180-101, Belo Horizonte, MG
CEP: 30180-101
Logradouro: Rua dos Guajajaras
Número: 1268
Complemento: Sobreloja
Bairro: Centro
Município: Belo Horizonte
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma associação civil de natureza privada, de caráter cultural, educacional, científico e sem fins lucrativos. Foi criada em 15 de agosto de 1907, tendo entre seus fundadores o primeiro presidente Dr. João Pinheiro da Silva, então presidente do Estado de Minas Gerais.Segundo seu estatuto, tem por finalidade promover estudo, pesquisa, divulgação e consultoria, em áreas da cultura, como História, Geografia e ciências afins, Antropologia, Genealogia e Língua Portuguesa.
A Lei Estadual no 21.131, de 08 de janeiro de 2014, destacou a importância do IHGMG, facultando aos setores da administração pública estadual consultá-lo sobre os mais diversos assuntos da História Mineira.
Trata-se da mais antiga entidade privada cultural do Estado de Minas Gerais, sendo que até 2019 são completados 112 anos de atuação, fundado que foi em 15 de agosto de 1907, como fruto do entusiasmo cívico e cultural da primeira década da República, por influência de um movimento de intelectuais da então novel capital Belo Horizonte, sob a liderança do Dr. João Pinheiro da Silva, então Presidente do Estado de Minas Gerais, logo eleito primeiro Presidente da entidade e depois tornado seu patrono perpétuo.
Seu corpo associativo é composto de 100 cadeiras destinadas a associados efetivos. Outras categorias são as dos correspondentes, honorários e beneméritos.
Conta com uma biblioteca com acervo de cerca de 29 mil volumes, com destaque para a História de nosso Estado, merecendo realce documentos raros, todos a exigirem melhores acomodação e conservação.
A biblioteca faz parte do novo Centro de Documentação, que é integrado por quatro outros setores, também carentes de acomodações condignas: hemeroteca, mapoteca, medalhística/honrarias e videoteca.
É aberto a pesquisas acadêmicas e estudantis, publica uma Revista e trabalha também em parceria com órgãos e instituições públicas e privadas.
Funciona em sede própria, a Casa de João Pinheiro, na rua dos Guajajaras, nº 1268, em Belo Horizonte.
Sua documentação básica tem sido relacionada em suas publicações e referenciada em suas relações com entidades públicas e privadas.
Seguem a relação de tais documentos com reprodução de alguns textos, quais sejam Leis, Atos, Resoluções, Contratos e Estatuto, edição de 2016.
