O Instituto Cultural Abrapalavra foi fundado em 2011. Tem como missão reunir vozes para registrar, contar e compartilhar histórias, a partir da força artística e política da palavra e da dimensão narrativa da memória social. Nosso trabalho se fortalece a partir do encontro entre narradores tradicionais e contemporâneos, tendo como metodologia de trabalho a Museologia Social.
Esfera: Privada
Tipo de Esfera: Particular
Títulos e Certificados: ONG
CNPJ: 18861009000152
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: 08:00 às 20:00
Site: http://www.institutoabrapalavra.com.br
Email Público: abrapalavra.cultural@gmail.com
Telefone Público: (31) 99125-3400
Endereço: rua aiuruoca, 41, 802, Fernão Dias, 30140-080, Belo Horizonte, MG
CEP: 30140-080
Logradouro: rua aiuruoca
Número: 41
Complemento: 802
Bairro: Fernão Dias
Município: Belo Horizonte
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O Instituto Cultural Abrapalavra foi fundado em 2011. Tem como missão reunir vozes para registrar, contar e compartilhar histórias, a partir da força artística e política da palavra e da dimensão narrativa da memória social. Nosso trabalho se fortalece a partir do encontro entre narradores tradicionais e contemporâneos, educadores populares, professores, pesquisadores, artistas, ouvintes, agentes públicos e privados, iniciativas de memória, museus, museus comunitários, pontos de memória. É este encontro de vozes, reunidas em diversas ações, que inscreve o objetivo comum do Abrapalavra: contribuir para o registro, o fomento, a transcriação e a divulgação das narrativas e memórias que podem ser sucumbidas ao silenciamento. Num tempo veloz e fugaz, em que a alienação, o isolamento e o silenciamento das experiências, nos forçam a perder nossa memória coletiva, acreditamos que o encontro com o outro pode nos salvar do aniquilamento. Compartilhar memórias é uma forma de reinventar a comunidade, de construir redes de solidariedade que através do exercício de outras formas de relacionamento, nos possibilitem estabelecer novos modos de sociabilidade democrática e novas formas de criatividade social, com o objetivo direto e claro de transformação social.É nessa direção que o Abrapalavra atua junto aos narradores de tradição oral no Brasil e exterior, reunindo com eles, ouvindo suas histórias, registrando e produzindo materiais em áudio e em vídeo que são direcionados especialmente para escolas, centros culturais, bibliotecas, entre outros espaços, como o disco Vozes das Mata (região Zona da Mata de Minas Gerais), Coletivo Narradores (Belo Horizonte-MG) e Memórias do Pompéu (Sabará-MG). O Abrapalavra também produziu 02 Mostras internacionais de narração artística, trazendo o encontro entre as vozes dos narradores tradicionais e narradores contemporâneos. Nestes últimos três anos também foi gestora da Escola Popular de Cultura e Turismo Comunitário, que atuou em Pompéu, Gaia, Ravena e outras comunidades rurais e urbanas/periféricas de Sabará-MG, e realizou os projetos Valorize BH e Contos de Lá nos Cantos de Cá.
É nessa perspectiva que buscamos construir processos horizontes, participativos, que acolhem o saber técnico em diálogo com outras formas de saber e fazer.
