As Coleções Taxonômicas de Zoologia da Universidade Federal de Ouro Preto contam com acervos de grande representatividade da biodiversidade da região com exemplares de invertebrados e vertebrados. Os acervos do Laboratório de Zoologia dos Vertebrados incluem espécimes de répteis, anfíbios e pequenos mamíferos separados em salas distintas, sendo em via úmida e em via seca.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Federal
CNPJ: 23.070.659/0001-10
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: Segunda à sexta feira Das 08h às 12h e das 14h às 17h.
Site: https://debio.ufop.br/
Email Público: colecaolzvufop@gmail.com
Telefone Público: (31) 3559-1603
Endereço: Campus Universitário Morro do Cruzeiro, S/N, Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Bauxita, 35400-000, Ouro Preto, MG
CEP: 35400-000
Logradouro: Campus Universitário Morro do Cruzeiro
Número: S/N
Complemento: Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente
Bairro: Bauxita
Município: Ouro Preto
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
As Coleções de Herpetologia e Mastozoologia da UFOP são acervos biológicos do Laboratório de Zoologia dos Vertebrados (LZV-UFOP), pertencentes às Coleções Taxonômicas de Zoologia da UFOP (CTZ-UFOP). Essas reúnem também acervos de animais invertebrados. A criação dessas coleções se deu em 2001, como consequência da criação do curso de Ciências Biológicas na universidade e o início do desenvolvimento da área de Zoologia dos Vertebrados e levantamentos faunísticos na região. Embora receba material de diversos estados brasileiros, a coleção LZV-UFOP tem abrangência regional e atua na coleta e interpretação de dados faunísticos de anfíbios e répteis e de pequenos mamíferos no estado de Minas Gerais, em especial da porção sul da cadeia do Espinhaço. Desde a criação, os acervos herpeto e mastozoológico mantêm um crescente recebimento de material, consolidando-se como importantes fontes de dados taxonômicos, ecológicos e biogeográficos, e produzindo projetos de iniciação científica, conclusão de curso e dissertação de mestrado. Ao mesmo tempo, a importância dessas coleções vem sendo reconhecida, tanto no meio acadêmico, quanto nas áreas de patrimônio científico-cultural da Universidade Federal de Ouro Preto.