O Museu de Arte da Pampulha (MAP), inaugurado em dezembro de 1957, tem suas ações museológicas voltadas para a arte moderna e contemporânea brasileira. A sua sede projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e jardins por Roberto Burle Marx no início da década de 1940, integra o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Municipal
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 18h00.
Site: https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/museus/map
Email Público: map.fmc@pbh.gov.br
Telefone Público: (31) 3277-7946
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 , Jardim Atlantico, 31365450, Belo Horizonte, MG
CEP: 31365450
Logradouro: Avenida Otacílio Negrão de Lima
Número: 16585
Complemento:
Bairro: Jardim Atlantico
Município: Belo Horizonte
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O Museu de Arte da Pampulha (MAP) foi inaugurado em dezembro de 1957 e suas ações museológicas estão direcionadas para a arte moderna e contemporânea brasileira.Tem como missão, promover o diálogo com o público, por meio de ações museológicas voltadas para a pesquisa, preservação, difusão, formação e fomento tendo o seu acervo de arte moderna e contemporânea como principal eixo, proporcionando experiências no campo das artes visuais em conjunto com a sua arquitetura e paisagem.
Possui acervo artístico em reservas técnicas e abriga exposições e diversas ações artísticas, educativas e culturais, realizadas em seus espaços expositivos e auditório.
O Museu conta com uma Biblioteca, especializada em artes visuais e um Centro de Documentação (CEDOC) com documentos relativos ao seu acervo museológico e à sua história. Conta ainda com o setor Educativo que possui espaço próprio denominado “Território do sensível” para acolhimento de públicos diversos e realização de atividades educativas.
A sede do Museu integra o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Seu edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e seus jardins por Roberto Burle Marx, no início da década de 1940, para ser um cassino. Com a proibição do jogo no Brasil em 1946, o prédio passou a ter outras funções e desde 1957, abriga o Museu de Arte da Pampulha.
Vídeos
