Casa do Imigrante - Sapiranga

Nº SNIIC: SP-25282


Área de Atuação

Museu

O Museu Casa do Imigrante, localizado no Parque Municipal do Imigrante, é uma reprodução histórica sobre a técnica de construção da época em que viviam as primeiras famílias de descendentes de alemães em Sapiranga. O museu mostra parte do ambiente doméstico dos primeiros imigrantes alemães que colonizaram a região, desde a primeira metade do século XIX.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Municipal

CNPJ: 873.661.59/0001-02

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado e domingo das 14h às 17h.

Site: http://www.sapiranga.rs.gov.br/turismo/view/32/casa-do-imigrante

Email Público: museu@sapiranga.rs.gov.br

Telefone Público: (51) 3959-1020

Endereço:

CEP: 93815-016

Logradouro: Avenida Mauá

Número: 5864

Complemento:

Bairro: Oeste

Município: Sapiranga

Estado: Rio Grande do Sul

Horários de Funcionamento

Descrição

A casa do imigrante reproduz a técnica construtiva conhecida como Enxaimel e abriga, desde 2022, o Museu Casa do Imigrante. No período de 1824 a 1826, os primeiros alemães estabeleceram-se no Rio Grande do Sul. Estes imigrantes germânicos desembarcaram em São Leopoldo no dia 25 de julho de 1824 (data hoje festiva em nossa região), iniciando a história dos municípios que formam a região conhecida como Vale do Sinos. Os imigrantes receberam lotes de terras, onde deram início à sua habitação. a Fazenda Padre Eterno, após discussões jurídicas, foi levada a leilão pela Justiça e arrematada em praça pública por João Pedro Schmidt, comerciante do Hamburgerberg, em julho de 1842. Essa venda marca o início, de fato, da colonização alemã nas terras que hoje formam o Município de Sapiranga. Os colonos vindos do Hunsrück instalados se dedicaram à atividade agrícola de subsistência, bem como ao artesanato, ferraria, marcenaria, carpintaria, selaria e tamancaria, trabalhos que haviam trazido da Europa e os quais puderam suprir suas necessidades nas novas colônias. Naquela época as poucas casas que existiam na colônia foram construídas através da técnica de enxaimel.

A Casa do Imigrante, localizada no Parque Municipal do Imigrante, é uma reprodução histórica sobre a técnica de construção da época em que viviam as primeiras famílias de descendentes de alemães em Sapiranga.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

CNM - Cadastro Nacional de Museus

O Cadastro Nacional de Museus já completou dez anos em operação e se constitui como uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país. Objetiva produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade. Nesse período, foram mapeados mais de 3.500 museus em todo o território nacional.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem