O Memorial Carlos Drummond de Andrade já é um local conhecido na cidade de Itabira. Edificação do século XX, de significativa importância histórica e arquitetônica – projetado por Oscar Niemeyer. Localizado na encosta leste do Pico do Amor, o edifício, de cerca de 2.000 m², possui apenas um pavimento, com estrutura de concentro.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Municipal
CNPJ: 21.611.579/0001-07
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: Terça a Sexta - 8h às 18h Sábado, Domingo e Feriado - 10h30 às 16h30
Site: http://www.fccda.com.br/
Email Público: memorialcdaitabira@gmail.comr
Telefone Público: (31) 3835-2156
Endereço: Pico do Amor - Mata do Intelecto, s/nº , Campestre, 35900-073, Itabira, MG
CEP: 35900-073
Logradouro: Pico do Amor - Mata do Intelecto
Número: s/nº
Complemento:
Bairro: Campestre
Município: Itabira
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O Memorial Carlos Drummond de Andrade já é um local conhecido na cidade de Itabira. Edificação do século XX, de significativa importância histórica e arquitetônica – projetado por Oscar Niemeyer. Localizado na encosta leste do Pico do Amor, o edifício, de cerca de 2.000 m², possui apenas um pavimento, com estrutura de concentro. Sua arquitetura, assim como a de outros projetos assinados por Niemeyer, é singular e peculiar.A construção do memorial, em 1998, integrou e simbolizou um grande marco na série de investimentos da cidade em turismo cultural, buscando valorizar a figura pública do poeta e sua importância histórica como catalisadora de novas iniciativas culturais.
A instituição alcançou ao longo dos últimos 20 anos grande respeitabilidade na área e reconhecimento acadêmico, e é reconhecido como o centro de referência na obra Drummondiana.
Localizado em um ponto privilegiado da cidade, na encosta leste do Pico do Amor, abriga um precioso acervo vinculado a vida e obra do poeta Carlos Drummond de Andrade, incluindo primeiras edições de obras do autor, como o livro “Alguma Poesia”, seu primeiro livro publicado. O acervo bibliográfico do memorial compreende cerca de 800 obras de a autoria de Drummond e de outros autores, doados pelo itabirano à Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Neto, no período de 1975 a 1987. O acervo do Memorial possui também acervos arquivísticos composto por correspondências, fotos, documentos e dedicatórias.
