O museu de Inhapim foi inaugurado no dia 15 de fevereiro de 1986.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Municipal
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: -
Site: http://casadobentoca.comunidades.net/
Email Público: culturainhapim2017@gmail.com
Telefone Público: (33) 3315-1511
Endereço: Rua Professor Elias, 11 , Centro, 35330-000, Inhapim, MG
CEP: 35330-000
Logradouro: Rua Professor Elias
Número: 11
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Inhapim
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O museu de Inhapim foi inaugurado no dia 15 de fevereiro de 1986, com as presenças do Prefeito municipal João Batista Marques, do Juiz de Direito, Dr. César Augusto Festyn: do Pároco Padre Geraldo Homem de Faria: do escritor inhapinhense, Dr. Allan Viggiano e da escritora Marilene Godinho a festa foi animada pela banda de música da polícia militar de Governador Valadares. Na ocasião discursaram Monsenhor Raul Motta agradecendo a todos que colaboraram com o trabalho realizado, na sequência o prefeito João Batista Marques agradeceu à família Motta de Oliveira pelo presente doado à comunidade e depois foi a vez de Dr. Allan Viggiano acompanhado pelo Juiz Dr. César Augusto. A casa recebeu o nome de “Casa do Bentoca – Centro Cultural e Museu Histórico de Inhapim”. Localizado na Rua Professor Elias nº 11.Sua fundação se deu por Monsenhor Raul Motta de Oliveira filho dos antigos proprietários da casa onde se localiza o mesmo, o Sr. Bento Francisco de Oliveira, o Bentoca e D. Maria José Motta. A família Motta de Oliveira doou essa casa para o museu com o objetivo de manter suas raízes com Inhapim e serem úteis à comunidade.
A Criação do museu se deu através da Fundação Maria José Motta, em homenagem à matriarca da família.
O objetivo do museu é preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade de Inhapim.
As características físicas do prédio são; Uma casa branca com duas janelas na frente de cor azul e uma porta e uma janela do lado direito, também azuis, com telhas de barro estilo colonial e com 4 cômodos. Na parede da frente ostenta uma placa com os dizeres: “Casa do Bentoca”.
O museu de Inhapim já recebeu visitas de pessoas de várias partes do Brasil. Já recebeu peças históricas de várias pessoas para seu acervo, como livros, jornais, revistas, impressos e documentos relativos a Inhapim são todos de doações, bem como também as peças, como panelas, máquinas de costura, de escrever, rocas de tear e um enorme acervo de fotografias.
