Tem a missão de criar valor para comunidades e regiões onde a AngloGold Ashanti atua, promovendo conhecimento, preservação e reflexão sobre o patrimônio presente na sua história de forma articulada e responsável. Possui acervo tridimensional, documental e bibliográfica da história da mineração subterrânea. Desenvolve ações de salvaguarda e comunicação há quase 30 anos.
Esfera: Privada
Tipo de Esfera: Empresa
Acessibilidade: sim
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: 8 as 12 e 13 as 17h
Site: http://www.anglogoldashanti.com.br
Email Público: centrodememoria@anglogoldashanti.com.br
Telefone Público: (31) 3589-1716
Endereço: Rua Enfermeiro José Caldeira, 7, Casa Grande, Boa Vista, 34000-495, Nova Lima, MG
CEP: 34000-495
Logradouro: Rua Enfermeiro José Caldeira
Número: 7
Complemento: Casa Grande
Bairro: Boa Vista
Município: Nova Lima
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
Denominado Centro de Memória Morro Velho desde 1994, passou também a ser conhecido como Centro de Memória DA AngloGold Ashanti, pois; os trabalhos e acervo desenvolvidos deixaram de ser apenas um "recorte" característico dos tempos que o nome da empresa era Morro Velho e de quando o Centro foi criado e passaram a evidenciar toda a história da empresa até o momento atual.Este espaço cultural, aberto ao público, abriga um acervo inestimável de mais de 50 mil itens. Resgata e preserva a memória da evolução tecnológica do processo de mineração de ouro na região desde 1834, desenvolvida à época pelos ingleses, até os dias de hoje.
Itens únicos evidenciam mais que respeito ao passado. São referências no presente e garantia para inspirar inovações no futuro.
Todo acervo é abrigado em um casarão do século 18, que foi moradia da família do Padre Antônio P. de Freitas, um dos primeiros proprietários da Mina de Morro Velho. Após a chegada dos ingleses, a Casa serviu de moradia também aos superintendentes da companhia. Este lugar sempre foi muito especial para a empresa e a comunidade, não só pelo seu estilo colonial português e pelos amplos jardins, mas também pelo seu caráter cultural, sua história e memórias.
No Centro de Memória, 23 ambientes tratam temas específicos e revelam o mobiliário e utensílios usados na companhia desde 1834 até hoje. O conjunto de chá em porcelana presenteado à Empresa pela seleção de futebol inglesa, em 1950, é um mimo que agrada os olhos de qualquer pessoa.
Além dele, estão em exposição vários prêmios que a empresa vem recebendo ao longo de sua história, fruto da participação na vida da comunidade e das inovações tecnológicas promovidas na mineração e na metalurgia.
Ampolas radiológicas e outros acessórios, que compõem o segundo aparelho de raios-X , vindo para o Brasil e uma mesa cirúrgica de madeira, do século 18, são destaque na sala Medicina. Amostras de minerais, balanças de precisão, lanternas de mineiro usadas no subsolo, perfuratrizes e outros artigos são referências para a compreensão da história.
Desde 2010, o Centro de Memória vem sendo modernizado, com a criação de novos ambientes e adoção de cuidados com o acervo que favorecem a preservação e o recebimento cada vez mais adequado de visitantes.
Melhores condições no armazenamento das peças, higienização, inventário, restauração do carro de boi e bonde, criação de acesso e banheiro especial para portadores de necessidades especiais são alguns desses exemplos.
A partir de 2014 começou-se a desenvolver ações educativas, através de programas realizados fora e dentro do Centro de Memória nos municípios de atuação da empresa.
Fonte de aprendizagem, reflexão e perpetuação da história, o Centro de Memória Morro Velho é aberto à visitação gratuita e regular de terça a domingo.
