Tem por objetivo manter viva as tradições da raça negra. Abriga o memorial da raça com objetos utilizados por escravos nas comunidades quilombolas. É ponto de encontro para associações de matrizes africanas: congados, moçambiques, capoeira e carnaval. O Centro oferece apoio aos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas e sedia uma sucursal da biblioteca pública municipal.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Municipal
Acessibilidade: Não
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: -de acordo com a portaria FCCBA nº 0001/2019: de Segunda-feira a Sexta-Feira de 07:00 às 19:00 sábados de 10:00 ás 16:00 Domingos de 8:00 às 14:00
Site: http://www.fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br
Email Público: museus.tata@fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br
Telefone Público: (34) 99257-1165
Endereço: Praça Coronel Adolpho, 9 , Centro, 38183-120, Araxá, MG
CEP: 38183-120
Logradouro: Praça Coronel Adolpho
Número: 9
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Araxá
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
Espaço inaugurado em maio de 2004 pela Prefeitura com administração da Fundação Cultural Calmon Barreto, o Centro de Referência da Cultura Negra está localizado no alto de Santa Rita, ao lado da Árvore dos Enforcados. É importante dizer que é o primeiro deste gênero em Minas Gerais.A criação do Centro de Referência da Cultura Negra significou a culminância de um espaço apropriado para reunir todos os movimentos negros como a Associação de Congo e Moçambique, Associação de Hip-Hop, Associação de Capoeira, Associação Carnavalesca, Associação de Religiões de Matrizes Africanas (Umbanda e Candomblé). Oportunizou a divulgação da cultura afro, com a realização de atividades e eventos ligados à raça negra e a realização de cursos profissionalizantes.
O Centro de Referência é destinado à preservação da memória da raça negra, com uma galeria de objetos, biografia e fotos dos cidadãos que tiveram destaque em suas atividades profissionais.
Conta com uma sucursal da Biblioteca Pública Municipal, denominada “Professor João Rios Montandon”. Nela é possível encontrar exemplares da literatura clássica, livros infantis, de ficção, acadêmicos, romances, enciclopédias e de autores conhecidos no cenário local e internacional. Há ainda uma galeria de painéis alusivos à história da cultura negra e recinto para diversas atividades, tais como cursos de informática e de idiomas.
Araxá se destaca no cenário cultural por valorizar a cultura negra e demonstrar, através de ações interligadas ao poder público, que oportunizar o acesso às diferentes tradições é uma importante forma de inclusão social.
A sede passará por reforma, então o Centro está funcionando provisoriamente junto ao Museu Legislativo, até que as obras sejam concluídas
