Descrição Curta:
O “Projeto Olhares – Cultura e Meio Ambiente”, realizado pelo Cineclube Eco Social e o Instituto Manguerê, por meio do Edital 013/2018 do Funcultura – ES.
Inicia as suas atividades, em Itaguaçu – ES, realizando as Oficinas de Animação; Cineclube e Educação Ambiental, com o apoio local da Prefeitura Municipal de Itaguaçu, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Subsecretaria de Cultura.
Total de Público 50
Inscrições: As inscrições e participação são gratuitas. E poderão ser realizadas presencialmente na Secretaria de Cultura de Itaguaçu com Jeremias Piontkowiky (27) 99996 0584 Ou pela internet no link disponibilizado na Aba Lateral desta página.
Classificação Etária: Livre
Site: https://www.facebook.com/events/1799251470197520/
Mais Informações: (27) 99846-0100
Teatro Municipal Geraldo Cestari
ver mapaocultar mapaOFICINAS DE ANIMAÇÃO; CINECLUBE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL; APRESENTAÇÃO DE FILMES E DO FILME PRODUZIDO NA OFICINA DE ANIMAÇÃO
Preço: 00,00
Endereço: Rua Cel. Marcondes de Souza, SN , Centro, 29690-000, Itaguaçu, ES
Descrição
O “Olhares – Cultura e Meio Ambiente”, uma ação de formação e circulação cultural, realizada pelo Cineclube Eco Social em parceria com o Instituto Manguerê, inicia suas atividades de 2019, promovendo as Oficinas de Animação, Cineclube e Educação Ambiental, em Itaguaçu/ES.Estimulando através das atividades, ao diálogo interativo entre os participantes com as ambiências e espaços em seu entorno, incentivando-os a experimentar novas formas de se olhar e olhar, novas percepções e diálogos, entre o indivíduo e o meio ambiente. Valorizando ao Patrimônio Natural e Cultural da comunidade, e contribuindo para o fomento da educação patrimonial.
Por meio das ações criativas, os participantes poderão se divertir e aprender ao mesmo tempo, enriquecendo aos diálogos e incentivando ao aprendizado mútuo, com princípios de colaboração.
Atividades:
Educação Ambiental: usará de dinâmicas educativas, abordando sobre o contexto do meio ambiente e sua importância para o desenvolvimento social, humano, econômico e comunitário.
Palestrante: Vera Lúcia Miranda Guimarães - Pedagoga com Pós Graduação em Gestão Ambiental, coordenou a criação dos Parques Ecológicos "Recanto do Jacaré" e "Sombra da Tarde", respectivamente, em Águia Branca e Barra de São Francisco.
Oficina de Animação: utilizando-se da técnica stop motion animação feita quadro a quadro com fotografias de objetos, bonecos de massinha, recortes de papel ou qualquer outro material existente – os presentes serão orientados a produzirem um filme de animação que vise a divulgação e a preservação do Patrimônio Natural existente nas proximidades de sua casa.
Conteúdo: Cinema e Animação Stop Motion; Roteiro; Personagens e cenários; Animação e captura de imagens e Edição e Finalização dos Vídeos.
Professor: Bruno Cabús, animador e cineclubista, capixaba, com ampla atuação no Espírito Santo e em Pernambuco.
Oficina de Cineclubismo: a oficina de cineclubismo surge como proposta de efeito multiplicador do projeto e interdisciplinar, onde se cria um espaço para discussão permanente sobre o patrimônio cultural e natural, utilizando-se do audiovisual como subsídio para debates e reuniões da comunidade, promovendo assim a organização da sociedade civil em prol de um bem comum a todos.
Conteúdo: O que é cineclube; Criticidade em Cinema; Produção Cultural no Cineclube; Cineclube e a Diversidade Cultural e Ambiental; Como criar um Cineclube.
Professor: Luciano Guimarães de Freitas, Produtor Cultural e Realizador Audiovisual, com atuação no cineclubismo brasileiro desde o ano de 2004, Coordenador do Cineclube Eco Social.
Sessão de Filmes:
No dia 26 de janeiro, a partir das 19 horas, haverá uma sessão de Cineclube, com a apresentação de filmes e do filme de animação produzido durante a Oficina de Animação.