As informações deste registro é histórico gerado em 25/05/2017 ás 23:20:30.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

CENTRO CULTURAL CAIEIRAS

O CECAES é uma Organização de Utilidade Pública Estadual e Inscrita no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que promove os direitos e o desenvolvimento humano, tendo a arte como instrumento. O seu trabalho é feito através da difusão da cultura local, estabelecendo ações que promovam a autoestima, a dignidade, o protagonismo juvenil e a geração de renda com sustentabilidade.
Durante seus 15 anos de existência, a instituição já atendeu diretamente aproximadamente 3.000 crianças e adolescentes nos Projetos que realizou.
Os Projetos

Projetos Especiais já Realizados:

Ilha das Caieiras – Pólo de Turismo e Cultura - Realizado em 2003 em parceria com o SEBRAE o CECAES desenvolveu 8 ações que estão registradas na publicação “Historias de Sucesso – Experiências Empreendedoras - 2004”.
“A Favela Vê A Favela” - Parceria com o Vitória Foto, realizando Oficinas e exposição de fotografias. Vitória - Ilha das Caieiras – 2008
Manguerê Poético - O projeto permitiu a interação da Atriz e poetiza Elisa Lucinda com os jovens participantes do Projeto Manguerê, ampliando a visibilidade do trabalho já realizado por ambas as partes. O projeto foi realizado em Março de 2009 e teve como resultado dois shows, um no Theatro Carlos Gomes, em Vitória e outro no Theatro Tom Jobim, Rio de Janeiro.
Projeto Ecobase Ilha Das Caieiras - Parceria com o Instituto Capixaba Ecoturismo no PROJETO ECOBASE ILHA DAS CAIEIRAS. O projeto implantou e promoveu a co-gestão da base piloto demonstrativa de Ecoturismo Comunitário em Vitória através da mobilização, estruturação e fomento de novas atividades turísticas que possam ser gerenciadas pela comunidade da Ilha das Caieiras.
Projeto Alma Brasileira - Em parceria com o pianista Marcelo Bratke. Três jovens
percussionistas participantes dos projetos Congo na Escola e Manguerê foram selecionados pelo pianista, para participar de um concerto em homenagem aos 120 anos de Heitor VillaLobos.
Esses jovens tocaram nas principais capitais brasileiras ( São Paulo, São Luiz, Rio de
Janeiro, Belém, Belo Horizonte) e no Japão, onde participaram de dois concertos, um no Suntory, em Tóquio, no dia 6 de novembro de 2008, e o outro no Shirakawa Hall, em Nagoya dia 7 de novembro de 2008.
Projeto Festival Torta Black I II e III – O Festival acontece nos meses de novembro/dezembro, numa referência ao dia da consciência negra, com a proposta de dar visibilidade e espaço para os segmentos produtivos existentes na região unindo atividades tradicionais como as desfiadeiras de siri, a culinária capixaba, o turismo, cinema e a música.
Com uma programação diversificada, mas sempre focada na valorização e divulgação de manifestações artísticas e culturais de identidade negra, as três edições contou com um público de cinco mil pessoas que circularam pelo local.
Vale ressaltar que o II Festival Torta Black foi realizada através do prêmio “Projeto de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba”, concedido pela Secretaria de Estado da Cultural, através do edital n° 006/2012, também contamos com o apoio das seguintes parcerias:
Prefeitura Municipal de Vitória, Cesan, Rádio niversitária FM, Funcultura, Qualitá Padaria e Confeitaria, e Secretaria de Estado da Cultura. Anexo Folder, Fotos, Jornais e pode também ser conferido no Blog HTTP: http://tortablack.com.br/
Projetos em Realização:

Ponto de Leitura Tia Laura – Em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Caieiras, disponibiliza para a comunidade da Grande São Pedro e Ilha das Caieiras um acervo de mil livros para consulta e empréstimos.
Cine Clube Manguere – Em parceria com o Conselho Nacional de Cine Clubes Brasileiros. O Cine Clube funciona semanalmente e no momento estamos realizando o projeto “Curta as
Quintas”., com exibição de curtas metragens sempre as 19 hs.
Projeto Manguerê – Ponto de Cultura do Brasil - Busca aprofundar o trabalho de sensibilização às artes e formação técnica voltada para jovens. As atividades acontecem em três núcleos:
Núcleo de Música - Trabalha os ritmos regionais brasileiros, em especial, afoxé, maracatu, ciranda, samba, congo, cultura hip-hop e a fusão destas diversas sonoridades. Tem como resultado o Grupo de Percussão Manguerê.
Formado por jovens, vem se apresentando em inúmeros eventos culturais e sociais do Estado.
Destacamos também algumas participações em programas na TV:

Jornal ES TV 1ª Edição – TV Gazeta/ Rede Globo – 2006 / Abertura do Evento Vitória da Paz Com O Afro Reggae – PMV – 2006 Seminário Vitória da Paz (ES) – 2007 / Programa Em Movimento – Rede Gazeta – 2007 / Estação Porto de Vitória Com Participação do Musico Pedro Luis (Pedro Luis E A Parede) – 2007 / Programa Destino Brasil Música - Canal Brasil – 2007 / Encerramento do Festival de Cinema de Jovens Realizadores do MERCOSUL – Instituto Marlin Azul – 2007 / Show Africanismo – Projeto Seis e Meia no Teatro Carlos Gomes. – 2008 Projeto Vitória Verão – Praia de Camburi – 2008 / Apresentação No Circuito Cultural de Vitória
– PMV – 2008 / Programa Conexão Geral – Rede Gazeta – 2009 / Programa Jornal Capixaba – Band – 2009 / Programa Vivendo e Aprendendo – TV Vitória/Rede Record – 2009/ Realização de trilha sonora nos filmes do Projeto Animação:
Núcleo de Artes Cênicas - São oficinas que envolvem o aprendizado das artes cênicas:
Dramaturgia e Técnica Circense (perna de pau, diabolô, monociclo e acrobacias. Tem como resultado uma CIA Manguerê de Artes Cênicas, que se apresenta em eventos culturais e nas Escolas da Rede Pública de Ensino com os espetáculos que já realizou, como:
Do lixão a passarela, 2006. / De Médico louco, todos temos um pouco, 2010. / A Feira – VI Mostra Cultural , 2011 / Equilíbrio e Flor, 14/12/12. / Hoje Tem Espetáculo, 2013 / Hora do Riso , 2014. / O Espetáculo Hoje Tem Espetáculo, Tem Sim Senhor!, foi contemplado com o prêmio de Circulação da Prefeitura Municipal de Vitória.
Núcleo de Memória Audiovisual - Através da produção de textos, fotografias e vídeos, o Núcleo de Memória Audiovisual tem como objetivo manipular os conteúdos imateriais, realizando um trabalho de levantamento e registro de fatos da comunidade pelo ponto de vista da juventude.
Já realizou vários vídeos. Veja no Blog
Premiação:

- Prêmio ASAS Ministério da Cultura, Melhores Práticas em Gestão de
Recursos Públicos.
- Prêmio Ponto de Contato – Intercâmbio Brasil x Inglaterra

Congo na Escola – Objeto do Projeto em questão, inclui aulas práticas e teóricas sobre a história e a música do congo, (tradição da cultura capixaba) oficinas de Musicalização. Também promove visitas culturais a cinemas, teatros e exposições em galerias de arte. Os participantes contam com plano de saúde. Tem como resultado a Banda de Congo Mirim da Ilha:
A Banda “Congo Mirim da Ilha” – Formada por 25 crianças e adolescentes com idades entre 8 a 18. Vêm se apresentando inúmeros eventos culturais e sociais de Estado, eventos nacionais e em programas na TV, Destacamos:

Premio Camélia da Liberdade – (RJ) / Festival Tambor Mineiro (BH)/ Dia de Fazer A Diferença / Archam (SP) / Anima Mundi (RJ) / Terceiro Ciclo Multi-Cultural Judaico Brasileiro (SP)/ 1ª Mostra Brasil Juventude Transformando Com Arte (RJ) / Exposição Arte Para Criança / Recepção Para Yoko Ono / Museu da Arte Moderna (RJ) / Programa Amigos da Escola - Jornal
Hoje - Rede Globo / Programa O Melhor da Tarde - Rede Bandeirantes / Programa Pra Valer - Rede Bandeirantes / OI Brasil - Rede Bandeirantes / Anima Mundi - Canal Futura / Pequenas Empresas Grandes Negócios - Rede Globo / Programa “Rede Brasil” veiculada nacionalmente pela Globo News/Jornal “ES/TV 1° Edição” – TV Gazeta/Rede Globo – Programa Mais Você – Rede Globo/ 1ª Conferencia Social Nacional da Unimed (ES) /
Apresentação para receber Ariano Suassuna no aniversário de 33 anos da Unimed Vitória / Participação no show de lançamento do CD Canto das Águas do Coral da CESAN-ES / Apresentação na V Conferência Internacional dos Direitos Humanos- OAB –ES .
Realização de trilha sonora ao vivo nos filmes do Projeto Animação: Vitória Cine Vídeo/ Mangue e Tal – 2002 / - Portinholas – 2003 / Zen ou não Zen? Eis a Questão – 2003 / Vitória Pra Mim – 2005 / Albertinho – 2006 / Ele Noel Rosa – 2007.
CDs Gravados:
– Batuque Muleque – Grupo Congo Mirim da Ilha
- Batuque Cívico – O Grupo Congo Mirim da Ilha interpretando o Hino Nacional em ritmo de Congo (Distribuído na rede estadual de ensino)
Aulas expositivas - O grupo Congo Mirim da Ilha mostra a música os instrumentos e História do Congo para os alunos das Escolas da Rede Municipal
Citações
- Historia de Sucesso – Experiências Empreendedoras (SEBRAE) - 2004
- Que Arte é Essa? – A Arte Como Forma de Comunicação em Comunidades – Natalia Malze – Nina Cida – Sandra Martins. 200 Premiações e Publicações.

Prêmios
- Melhor Trilha Sonora Com o Filme “Portinholas” no 8º Cine Pernambuco
- Melhor Trilha Sonora Com o Filme “Zen ou Não Zen” no Festival de Cinema do Recife e no Festival de Cinema de Curitiba.
- Menção Honrosa da Assembléia Legislativa, por atuação na defesa da cidadania e da vida. - Troféu “Dia de Fazer a Diferença” – ARCHAN (SP)
- Classificado na categoria regional para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2005, pelo
IPHAN
- O CECAES produziu a 1ª Cartilha do Folclore Capixaba - Penedo Vai, Penedo Vem que foi distribuído em toda a rede estadual de ensino.

Email: pdcmanguere@uol.com.br

Endereço: Natalino de Freitas Neves - COMPLEMENTO: 259 - CIDADE: Vitória - ESTADO: ES - CEP: 29030130

CEP: 29030130

Logradouro: Natalino de Freitas Neves

Número:

Complemento: 259

Bairro:

Município: Vitória

Estado: ES

Descrição