Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Produtor cultural e profissional das artes cênicas, é formado ator pela FASCS (São Caetano do Sul/SP), atuando em Palmas/TO desde 2011. É sócio-proprietário da Fluxo Criativo e foi integrante do grupo Três Marias Teatro. Pós-graduado em arte-educação. É o atual presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas, Tocantins (11ª Gestão, 2019-2021).
Site: https://www.talesmonteiro.blogspot.com
Email: talesmonteiro@gmail.com
Telefone Público: (63) 98409-9763
Endereço: 504 Norte Alameda 28, 1, Residencial Netuno, Ap. 503-A, Plano Diretor Norte, 77006-572, Palmas, TO
CEP: 77006-572
Logradouro: 504 Norte Alameda 28
Número: 1
Complemento: Residencial Netuno, Ap. 503-A
Bairro: Plano Diretor Norte
Município: Palmas
Estado: TO
Descrição
Iniciei minha formação em teatro em 2007 através de um curso técnico de 3 anos e meio, na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP) onde tive minhas primeiras experiências com produção cultural e teatral. A sistemática didática do curso previa que, ao mesmo em que produzíamos artisticamente os espetáculos da turma que participássemos, auxiliaríamos os períodos mais avançados na produção executiva de seus espetáculos, fazendo das mostras didáticas semestrais momentos de intensa troca de experiências artísticas e de produção entre os alunos.Em 2011, por motivos de trabalho, me mudei para o Tocantins, onde professores ganham salário fixo (não por hora, como SP). Trabalhei como professor de teatro na rede municipal e privada, e também em cursos não formais. Foi em 2011 que iniciei minha formação superior na Universidade Federal do Tocantins. Ao longo da minha formação, fui me integrando à comunidade artística local e desenvolvendo uma imensa vontade de criar condições mínimas para que a “cena cultural” da cidade fosse sustentável; na minha cabeça, isso significava criar uma programação cultural constante.
Como professor e artista, eu me via incapaz de criar (e mesmo cocriar) esse ambiente artístico na cidade, tendo em vista que a criação de uma obra artística demora. Assim, em 2015, resolvi começar a produzir oficialmente (antes eu fazia uma ou outra assistência de produção para grupos locais). E, em 2016, fundei a Fluxo Criativo, minha empresa de produção cultural. De 2016 para cá cuidei, como produtor cultural, de mais de 25 projetos, totalizando mais de 80 apresentações artísticas. Entre os clientes estão companhias de renome nacionais como Dimenti (BA), Cia. Carne Agonizante (SP), Corpo Rastreado (SP), As travestidas (CE), Baião de Dois (AM), e artistas independentes, como Vinícius Piedade (SP) entre outros.
Além de realizar a produção local dos espetáculos que circulam pela região norte do país, também criamos produções locais, visando criar condições de trabalho para o artista local e uma identificação do público para com os artistas “da terra”. Foi assim que, desde 2015, já produzi 10 projetos culturais locais, entre eventos e obras de arte, totalizando mais de 30 apresentações, inclusive circulando pelo país com o espetáculo Um Ator (TO), de Marcial Asevedo. Outra ação constante é a consultoria de projetos culturais e a gestão de espaços, em especial da companhia circense Os Kaco (TO), onde desde 2018 realizo atividades visando melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores e ampliar o fluxo de caixa da companhia.
Em 2018, iniciei uma pós-graduação em Arte educação, pelo SENAC EAD, pois ainda pensava minha formação no tripé sugerido pelo meu curso técnico: artista-educador-produtor. Ainda estou concluindo esse curso. Em 2019, exausto e estressado pelo constante corte orçamentário público para o fomento e subsídio às artes, fui eleito presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas, onde desenvolvo ações que visem ampliar as possibilidades de ganho financeiro dos artistas nos seus trabalhos realizados na cidade.
A participação no Conselho Municipal de Políticas Culturais me abriu os olhos para uma parte da cultura que eu dedicava pouca atenção: a gestão cultural e a gestão pública. Desde o ano passado tenho estudado mais sobre esse assunto e desenvolvido proposituras de melhorias do ambiente cultural do município.