As informações deste registro é histórico gerado em 01/05/2023 ás 21:04:36.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Luciana Lanza de Melo Franco


Formada em Dança pelo Palácio das Artes e em Jornalismos pela FUMEC. Bailarina e Atriz profissional. Diretora de Projetos e Pesquisa do Espaço Comum Luiz Estrela. Arte Educadora em projetos sociais. Produtora cultural em diversos tipos de eventos. Elaboração de projetos

Descrição

INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Data de nascimento 01/10/84
luza.lanza@gmail.com
@luza.lanza
31 987228487
CPF: 076231206-89
CNPJ-MEI: : 23.264.414/0001-23
DRT 6717

Ensino Superior Completo: Jornalismos - FUMEC 2006
Curso Técnico em Dança Clássica e Contemporânea - CEFART - Palácio das Artes



FORMAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA PARA ARTES, JORNALISMOS E PRODUÇÃO CULTURAL


Luciana Lanza iniciou seus estudos em dança com 3 anos de idade na sua cidade natal, Sete Lagoas, MG, Brasil. Ainda bem jovem participou de importantes cursos, concursos e eventos em todo o Brasil, Cuba, Argentina e Alemanha, onde se especializou em Ballet e Jazz. Mudou-se para a capital Belo Horizonte em 2003 para iniciar a faculdade de Jornalismo. Formou-se em Dança Clássica e Dança Contemporânea pelo curso técnico do Palácio das Artes (CEFAR) em 2006, no mesmo ano em que concluiu a faculdade de jornalismo através da Universidade FUMEC. Durante os 4 anos de faculdade de jornalismo atuou como membro e produtora cultural do Diretório Acadêmico de Comunicação Social da FUMEC e também como atriz e produtora do Grupo de Teatro Estudantil Facamolada dirigido por Papoula Bicalho e Paulo César Bicalho. Também durante esse mesmo período estagiou e trabalhou com profissionais de destaque na área de dança como Maria Clara Sales(MG), Bettina Bellomo(AG), Gabriela Cristhófaro(MG), Mário Nascimento(MG), Patrícia Avellar(MG) e Suely Machado(MG), Paulo César Bicalho(MG), Papoula Bicalho(MG) e Márcia Tourquato(MG). Estagiou em importantes companhias mineiras como Grupo Camaleão, Quick Cia de Dança, Cia do Palácio das Artes e Cia Mário Nascimento.




EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Atua como bailarina no Camaleão Grupo de Dança desde 2014, até o presente momento. No Camaleão realiza trabalhos com grandes coreógrafos como Omar Carrum (México), Vladimir Rodriguez(Colômbia), Jorge Garcia(São Paulo), Mário Nascimento(MG), Chico Pelúcio(MG), etc. Através do Camaleão percorreu mais de 50 cidades do Brasil com apresentações e oficinas. Atualmente é bailarina independente.


Como atriz, estreou em 2022, no Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, “Tudo que é vivo enferruja sem deixar de florescer" sob direção de Papoula Bicalho, onde compartilha a atuação de cena com o grande diretor e ator Paulo César Bicalho. Esta cena também gerou o filme curta-metragem de mesmo nome, com estreia prevista para o 2º semestre de 2023. Entre 2021 e 2022 fez parte do grupo de pesquisa sob direção de Papoula Bicalho e Paulo César Bicalho, através da técnica de Stanislavski. Participou do elenco do Núcleo de Teatro do Espaço Comum Luiz Estrela, onde atuou e produziu o espetáculo “Escombros da Babilônia”, grande destaque da cena teatral de 2017, atuou e produziu o “Assembléia Comum” no FIT, participou das “Visitas Guiadas ao Casarão”, dentro outros.


Fez parte do elenco do Grupo de Dança Primeiro Ato de 2007 a 2011. Desenvolveu trabalhos independentes com parceiros como Paulo Emílio Azevedo(RJ), Aretha Marciel(MG), Fabio Costa(SP), Khorso Adib(Irã). Em 2014 recebeu o Prêmio Cena Minas para circular o trabalho “Ocupação Performática” desenvolvido juntamente com Cibele Maia, que posteriormente percorreu Festivais e recebeu outros prêmios como o Cena Música em 2015.


Como professora e arte-educadora atua na Escola de Artes Instituto Unimed-BH ministrando aulas de ballet clássico para crianças e jovens do Morro das Pedras desde 2016 até os dias atuais em 2023. Ministrou aulas de Dança Contemporânea, na escola de Dança do Sesi Minas nos anos de 2017, 2018 e 2019. E realiza atividades de Dança e preparação corporal para a Trupe Estrela eventualmente. Realizou projeto de formação de público no ano de 2022 para Museu de Artes e Ofício através do projeto Sesi Cemig de Eficiência Energética. Já realizou projetos de “formação de platéia” para diversos Festivais de Dança de Belo Horizonte, sob direção de Jacqueline de Castro, onde atuou dentro de escolas públicas e facilitando o acesso aos espetáculos e estimulando a discussão e consciência crítica dos jovens e crianças. Realiza desde 2019 projetos de formação de platéia em parceria com a Escola Municipal Theomar Espíndola e o Espaço Comum Luiz Estrela, dentre as atividades, destaque para a produção de uma matéria para o Jornal do Estrela escrita pelas crianças da Escola, oficinas de Horta, Yoga e Visitas-Guiadas ao Museu Estelar.


Como Produtora Cultural desenvolve trabalhos para o Espaço Comum Luiz Estrela, Camaleão Grupo de Dança, produtora Lazuli (Jacqueline de Castro), com destaque para eventos como “Escombros da Babilônia”, “Assembléia Comum” no FIT 2018, Festival “1, 2 Na Dança”, e “Horizontes Urbanos” sob Direção de Jacqueline de Castro e Wagner Tameirão, Festival VivaDança da Bahia em versão BH, Festival Dança em Trânsito do RJ versão BH, e Festivais de Inverno e de Primavera do Espaço Comum Luiz Estrela nos anos de 2018, 2109 e 2020.


Para o Camaleão Grupo de Dança elabora, e aprova, os projetos de Manutenção do Grupo, no sistema salic da Lei Federal de Incentivo à Cultura, há 8 anos ininterruptos de aprovação. Além de outros editais como Fundo Estadual, Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Aldir Blanc, todos aprovados. Também atuou na produção executiva destes projetos de 2013 a 2020. Sua atuação inclui também a elaboração das Prestações de Contas juntamente com a equipe de administração financeira.


Desde 2019 realiza a gestão financeira das despesas básicas de manutenção do Espaço Comum Luiz Estrela, e faz parte do Conselho Comum do coletivo. Atua também como produtora dos principais eventos, e na elaboração de diversos projetos enviados para editais e prêmios que garantem a sobrevivência desde espaço tão icônico para a cidade de Belo Horizonte e para a cultura de Minas Gerais. Recentemente aprovou o projeto de Instalação do Sistema Anti-Incêndio e Pânico dentro do Fundo Estadual de Cultura. Além disso contribuiu com o reconhecimento do Estrela como um Eco-Museu de Território reconhecido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Em 2021 se tornou Diretora de Pesquisa e Projetos da Borda Cidade e Convivência que é a Pessoa Jurídica que representa o Espaço Comum Luiz Estrela. É também a produtora executiva do Jornal do Estrela em suas 5 edições.
.
Formada em Jornalismo no ano de 2006 pela Universidade FUMEC. Realizou e realiza trabalhos de Assessoria de Imprensa e Elaboração de Projetos Culturais para grupos e artistas como Camaleão Grupo de Dança, Espaço Comum Luiz Estrela, Coletivo Movasse etc. Escreveu projetos para diversos artistas como Jacqueline de Castro, Mário Nascimento, Grupo Teatro Público, Rosa Antuña, Márcia Charnizon etc.




No link a baixo você acessa uma playlist da minha pesquisa de movimento:


https://www.youtube.com/watch?v=My7uFA_hLpU&list=PL5XJqOZQd7LzygL7DlDsHf3kYZDth3JoA