As informações deste registro é histórico gerado em 06/12/2015 ás 17:15:02.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Descendo a ladeira do Residencial Nova Chocolatão no bairro Mário Quintana encontramos uma casa diferente das outras.Chama atenção por suas cores, movimentação de pessoas e crianças que buscam o local para ler, participar das atividades de rodas de leitura, mediações, encontro com escritores, saraus literários, mala de leitura, etc. A Biblioteca integra o Redes de Leitura desde 2011.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Rampa de acesso

Capacidade: 60

Horário de funcionamento: De Terça a Sexta das 10h às 19h Sábados das 14h às 18h

Site: https://redesdeleitura.com

Email: bibliochoco@gmail.com

Telefone Público: (51) 3225-7000

Endereço: Rua Mário Juarez de Oliveira, 261 , Protásio Alves, 91450-372, Porto Alegre, RS

CEP: 91450-372

Logradouro: Rua Mário Juarez de Oliveira

Número: 261

Complemento:

Bairro: Protásio Alves

Município: Porto Alegre

Estado: RS

Descrição

A Vila Chocolatão esteve situada no centro  de Porto Alegre, RS durante dezenove anos. Em razão de novas configurações urbanas, em 2011 a vila foi reassentada para a zona norte da cidade.  Na nova área, com casas providenciadas pelo programa do governo federal “Minha Casa minha Vida”, algumas situações de vulnerabilidade foram superadas, principalmente no que se refere à condições de habitação e saneamento básico. Porém, alguns desafios ainda merecem atenção: a ampliação de índices de escolaridade entre os jovens e adultos, superação de índices de violência e drogradição, limpeza e manutenção das ruas e casas, melhores condições de saúde. Outro aspecto que merece destaque refere-se às oportunidades de trabalho, considerando que a maioria dos moradores viviam da reciclagem de materiais no centro, e no novo reassentamento esse trabalho é mais escasso.  A maioria das famílias vive com um salário mínimo,
os jovens passam por situações de desemprego e mais de 70% dos moradores recebem auxílio financeiro do governo federal. As famílias, na maioria dos casos, são chefiadas por mulheres.

Na Vila há 180 famílias reassentadas, e o atendimento da biblioteca acontece integrando mais três comunidades do entorno. Acreditamos que ações de promoção cultural são fundantes para que a criatividade e a arte popular possam ganhar espaço, compartilhando talentos e saberes populares entre

A Biblioteca da Vila Chocolatão surgiu de uma iniciativa comunitária, ainda na ocupação que se estabeleceu no centro da cidade. Nas condições precárias em que viviam as oportunidades de cultura e lazer eram poucas e por uma mobilização de
funcionários do IBGE, que estava situado ao lado da Vila, e do desejo de moradoras, a biblioteca surgiu em uma casa de madeira, oportunizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto. Atualmente funciona na unidade habitacional 261 do novo reassentamento e é gestada de forma compartilhada pelo Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais - Cirandar,  Associação de Moradores e  Rede de Sustentabilidade da Vila.

Desde 2011, a biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre, composta por mais cinco bibliotecas comunitárias localizadas em outros bairros da cidade.

O acervo da biblioteca está estimado em 2500 exemplares, sendo composto principalmente por livros de literatura infantil e adulta, além de gibis, revistas, livros de politica, educação, culinária, meio ambiente e autoajuda. O acervo
foi adquirido através de doações de órgãos públicos (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Secretaria Municipal de Cultura, etc.), doações diretas, feitas pela comunidade e compra (através do apoio da UNESCO e Instituto C&A).

A biblioteca utiliza o software PHL para cadastramento dos livros de forma automatizada, atualmente cerca de 70% do acervo da biblioteca já está na base de dados.

O público atendido é o coletivo da comunidade, observando ações
dirigidas para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Há uma maior incidência de crianças que frequentam a biblioteca para ler , participar das mediações de leitura e oficina de teatro de bonecos e assistir ao cinema.

Os serviços oferecidos dividem-se em consulta local (leituras e
pesquisas); atividades de mediação (rodas de leitura, saraus literários, gincanas, empréstimo (direto pelo leitor, malas e sacolas de leitura), oficina de teatro de bonecos, LiteraCine (apresentação de filmes e vídeos), Roda Viva (roda de histórias que tem por objetivo promover e resgatar a memória da comunidade) e formação de mediadores de leitura (cursos, oficinas, grupo de jovens mediadores, mães mediadoras de leitura).  A biblioteca realiza cerca de 30 mediações de leituras por mês, atendendo um total de 200 crianças e jovens da comunidade. São cerca de
150 empréstimo de livros realizados e mais de 400 livros consultados por mês.

As atividades da biblioteca estão voltadas para a promoção da
cultura através da leitura, do artesanato e da capoeiraA biblioteca conta hoje com dois educadores sociais: um na área de mediação de leitura e um oficineiro de capoeira Os educadores sociais promovem atividades na biblioteca e também em escolas da região. Além disso, a biblioteca também conta com a
colaboração de um grupo de voluntários que realizam aulas de alfabetização de jovens e adultos e preparatório para o ENCCEJA atende cerca de trinta moradores da comunidade.

Além das atividades promovidas no espaço da biblioteca, há
também ações realizadas nas escolas e em conjunto com outras entidades que beneficiam diretamente a população da Vila Nova Chocolatão. Atualmente, através de ações semanais de mediação de leitura e capoeira, a equipe da biblioteca atende a Escola de Educação Infantil OSICOM.
Outros parceiros importantes são: SASE, Escola EstadualAlcides Cunha, Escola Estadual Porto alegre, Escola Municipal Vítor Isler e SASE ACM, Centro Infantil Osicon, Posto de Saúde Tijuca e Serviço Atendimentos às Famílias.

Critérios de uso do espaço

A biblioteca é de acesso público a toda a comunidade. Para a retirada de livros faz-se um cadastro do usuário. Não é necessária a apresentação de documento de identidade ou de comprovante de residência. As crianças podem realizar seu cadastro sem a presença dos responsáveis.