{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Este projeto tem o anseio de contribuir para a formação de leitores, envolvendo cada vez mais no universo que é a leitura de uma forma prazerosa, dinâmica e cultural. Consiste em uma série de atividades de leitura e dinâmicas grupais e individuais mensais, orientadas por agentes culturais, voltadas para a promoção da leitura e a inclusão cultural da comunidade
Site: https://www.facebook.com/aleituravaiapraca/ https://www.facebook.com/aleituravaiapraca/
Descrição
Porta de entrada da região do Caparaó Capixaba, devido a sua localização geográfica, o municpio de Jerônimo Monteiro possui a Biblioteca Municipal “Maria Geaquinto” a qual é o espaço cultural mais antigo da cidade, que completou seus 50 anos em dia 5 de maio. Em 2012, foi criado o Projeto de Visitas Escolares onde houve um aumento de demanda da comunidade resultado do marketing do setor. Porém, a procura era somente por alunos durantes as visitas e moradres do entorno. Devido à distância e a falta de transporte público que interligue bairros, a biblioteca foi pouco frequentada por moradores de bairros mais distantes do Centro. Após observar relatos de alunos sobre a dificuldade de retornar periodicamente a biblioteca, percebemos a necessidade de se aproximar mais da comunidade que não pode frequentar o espaço da instituição social.O município de Jerônimo Monteiro tem uma Biblioteca Pública ativa, que desenvolve desde 2012 o Projeto de Visitas e Contação de história: como instrumento de ação cultural e marketing da Biblioteca Municipal “Maria Geaquinto”, com objetivo de atrair a comunidade à biblioteca. Este projeto atende os alunos e profissionais das escolas municipais, estaduais, Associação Pestalozzi e a comunidade onde se insere a biblioteca. Porém, durante as visitas muitos alunos solicitam atividades nos finais de semana, pois moram distantes e/ou vem ao centro da cidade nos fins de semana acompanhando os pais. Assim, a procura era maior por alunos que moram próximo a biblioteca, havendo demanda reprimida dos alunos de outras comunidades.
A partir das solicitações, vimos a necessidade de extrapolar os muros da biblioteca e planejar ações conjuntas voltadas à promoção da leitura, ao acesso à informação, às práticas culturais em um ambiente que outras crianças da comunidade podem participar, inclusive, as não-freqüentadoras de escolas no município.
Este projeto tem o intuito de auxiliar o fortalecimento das políticas, programas e projetos no campo do livro e leitura numa perspectiva de dinamizar o espaço público da sociabilidade proporcionado à diversidade cultural e disponibilizando seu acervo com o intuito de suprir as necessidades informacionais da comunidade.
Com a realização deste projeto busca-se a democratização da leitura e estimular, ainda mais, o interesse pela leitura na comunidade incentivando a formação de leitores. E transforma este espaço público em um local compartilhado pela sociedade jeromense.
Vídeos
-
Contação de história: O soluço do Lúcio com a arte educadora Fabíola Vantil
-
Contação de história: Girafas não sabem dançar