Edital 016/2017 - Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais
MARias: Residência artística feminina
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
MARias – Residência artística feminina é um projeto que visa a partir das linguagens visuais, intervir no espaço comunitário a fim de divulgar e difundir a atividade das mulheres cujo as suas fontes de renda provem do mar, destacando a importância dessa força feminina na formação da identidade capixaba.
Descrição
A forma de maior abordagem do projeto, a partir da construção dos murais os transeuntes tem acesso de forma “viva” a história local, trazendo uma valorização da mulher e contribuindo para uma cultura de não violência. Ampliando o contato com as intervenções urbanas interagindo com as artistas durante a elaboração dos murais. A técnica desenvolvida para pintura dos murais será a de pigmentação natural, ampliando o conhecimento das matérias orgânicas que estão relacionadas aos trabalhos das mulheres que serão homenageadas, trazendo o contato do público ao processo artístico de forma sensitiva durante as vivências. Conectando nesse processo o intercâmbio de saberes não apenas artísticos, mas de línguas e culturas junto as artistas latino americanas que estarão participando por dois meses dessa vivência no Estado do Espirito Santo no espaço de ateliê coletivo na residência artística feminina. A participação das artistas será feita mediante a um convite da equipe do projeto, priorizando as que já desenvolvem trabalhos relacionados ao feminino, suas questões de luta e resistência cultural. Serão convidadas 03 artistas – 02 brasileiras e 01 equatoriana – que receberão um aporte financeiro, alimentação e hospedagem durante a estadia na residência. O encerramento das vivências nas comunidades, no ateliê e a execução dos murais as mulheres homenageadas e as artistas inauguram as obras de arte em “museu aberto” com um bate papo a projeção de vídeos elaborados durante a residência. Sendo esse um espaço para conhecer os trabalhos das mulheres que foram homenageadas e todo o processo de desenvolvimento colaborativo do projeto, dando maior visibilidade a história dessas “MARias” capixabas.Objetivo principal
Fortalecer o movimento, grupo e organização de mulheres capixabas cujo sua sobrevivência provem do mar e o intercâmbio a nível de América Latina a partir de vivências na Grande Vitória, estimulando e desenvolvendo iniciativas artísticas culturais com enfoque na construção de formações coletivas e autônomas.