Edital 014/2017 - Projetos Culturais Setoriais de Música
Trio Nessos: Música para Flauta, Viola e Contrabaixo
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
O Trio Nessos surgiu no início de 2016 como uma iniciativa de três músicos residentes em Vitória com vontade de fomentar a atividade camerística na cidade. Sabendo que os grupos de câmara mais comuns são quartetos de cordas ou formações com piano, um trio de flauta, viola e contrabaixo é uma inovação e um desafio.
Descrição
Com grande afinidade entre si, os músicos pesquisaram peças originais escritas para essa formação, adaptaram outras e, para que o espetáculo não se distanciasse do público, fizeram arranjos de músicas conhecidas do folclore brasileiro.O projeto Trio Nessos: Música para flauta, viola e contrabaixo pretende alcançar o imaginário das mais variadas pessoas com música de qualidade e levar a mensagem que música instrumental é para todos. Necessita-se dar início a uma formação de público para esse tipo de expressão artística e gerar situações inclusivas, por isso a preferência por localidades que tenham acessibilidade e adaptação para receber pessoas com deficiência física e o formato de concerto didático, com interação do público.
O Trio também tem por objetivo a descentralização da produção cultural; a população das grandes cidades e os frequentadores de grandes teatros não são os únicos a merecer o acesso à arte. Deseja-se, com esse projeto, formar público e divulgar a música de câmara no interior do estado e em camadas populacionais com maior vulnerabilidade social, além de gerar interesse na população para que se tornem viáveis cada vez mais iniciativas de pequenos coletivos de música instrumental. O grupo tem sempre em mente o que diz o grande maestro Benjamin Zander: “Todos amam a música clássica – apenas não a descobriram ainda.”
Por fim, o grupo almeja incentivar compositores espírito-santenses a criarem músicas para essa formação, afinal, não se encontrou registro de nenhuma música capixaba original para esse ensemble.