Fotografando com poesia

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Inserir a arte fotográfica e a poesia como instrumentos capazes de realizar mudanças no comportamento das pessoas e ajudá-las a melhorar o seu conhecimento e a sua autoestima.

Descrição

A ideia central do projeto “Fotografando com poesia” é aliar a construção poética à arte fotográfica, palavra e imagem, pois ambas fazem parte do cotidiano de crianças, jovens e adultos. Já que atualmente, registrar os acontecimentos diários tornou-se um ato rotineiro, então por que não se apropriar dessa exposição diária com forte dose de realismo e emoção para transformar as imagens em instrumento de ensino-aprendizagem?
Entendemos que a fotografia é uma arte que exige concentração e dedicação para a execução de suas técnicas, ajudando a apurar o olhar de quem a faz. Por sua vez, a linguagem poética permite extravasar as emoções contidas, traduzindo os sentimentos em palavras. Nesse aspecto, a poesia aldravianista é uma linguagem poética que trabalha com o conceito de metonímia, a partir de um poema sintético constituído em uma linométrica de até seis palavras-verso; esse limite de seis palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras.
O projeto pretende, de forma prática, discutir os fundamentos básicos da fotografia digital e o aprimoramento do olhar, focando no mundo à nossa volta e na simplicidade do dia a dia. Na parte poética, trabalhar a técnica da poesia aldravianista, possibilitando ao participante mergulhar em um conceito novo de poesia, além de incentivar a leitura de poetas modernistas e contemporâneos da literatura luso-brasileira.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

CIMAR PINHEIRO

Historiador, fotógrafo, poeta e andarilho.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem