VAI VENDO

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Vai Vendo é um canal no youtube sobre cultura de rua e movimento hip hop. Os vídeos são focados na divulgação do rap capixaba e na história do movimento, bem como curiosidades e novidadesno mercado musical.

Site: https://www.facebook.com/vaivendocanal https://www.facebook.com/vaivendocanal

Descrição

O canal “Vai Vendo” propõe noticiar, analisar e produzir suas próprias expressões artísticas sobre o conjunto de manifestações urbanas denominadas como “cultura de rua”, cujas práticas circulam em torno mas não se limitam ao movimento hip hop, incluindo também a poesia marginal, a cultura soundsystem, a arte de rua, danças urbanas, entre outros. Em uma abordagem a partir do Espírito Santo, mas incluindo também suas referências no Brasil e no mundo.
Entendendo a grande inserção e consumo dos produtos destas culturas na juventude, em especial na juventude periférica, o público alvo do canal é prioritariamente de jovens de ambos os sexos, entre 16 e 29 anos, moradores das áreas urbanas do estado do Espírito Santo e da região Sudeste. Segundo os dados do “Mapa da Violência”, estudo publicado em 2016 pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o estado ostenta o segundo maior número de homicídios de adolescentes do Brasil, a maioria destas vítimas negros e moradores de periferia.
O principal mote temático do vlog é abordar as “culturas de rua” a partir de uma perspectiva ampla e educacional. A escolha dos temas, das obras analisadas e dos convidados vai levantar questões de debate sobre o reconhecimento social a partir destas culturas, sempre apresentando as reflexões de forma leve e descontraída, ressaltando também a conexão entre as manifestações atuais desta cultura e suas raízes nos acontecimentos e personagens históricos da cultura brasileira. Isto a partir do olhar da apresentadora Juane Vaillant, produtora cultural e audiovisual, moradora de periferia da Grande Vitória, com trabalhos focados no movimento hip hop, na ocupação de espaços públicos e na produção autoral independente.

O formato do vlog se baseia em quadros que variam de acordo com o tema do vídeo ou convidado em questão. Essa divisão propõe dinamizar e diversificar o conteúdo, mantendo a referência na linguagem digital e contemporânea dos vlogs, evitando repetições cansativas de formato. Por isso, o programa também projeta a formulação de novos quadros e programas especiais.

Na linguagem, “Vai Vendo” tem referência em programas jovens de entretenimento informativo, como o “Top Top” e “Yo!”, do canal MTV Brasil, e em vlogs culturais, como os canais americanos “Vox”, que analisa aspectos da indústria musical, e “D4darius”, que traz informações sobre os bastidores do cinema.

Apesar do público crescente, é notória a falta de cobertura das manifestações da cultura de rua nas rádios e Tv’s. Talvez por isso, o sucesso de público de canais que tratam da cultura hip-hop e semelhantes, como Felipe Gaspary (505 mil inscritos) Rap Box (462 mil inscritos) e Sociedade dos Poetas Livres (30 mil inscritos), ainda que tenham abordagens bastante distintas dos temas. O que indica que o público dessas culturas tem grande presença nas redes e seu potencial de crescimento é alto.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Juane Vaillant

Produtora audiovisual, cultural e escritora. Trabalha principalmente com cultura Hip hop e periférica.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem