marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
A proposta do projeto é realizar um ciclo de atividades de Educação Ambiental no bairro de Santa Tereza, em Vitória, em mutirões de reflorestamento junto a comunidade. Com objetivo de promover a recuperação florestal e preservação de duas nascentes localizadas em uma Área de Preservação Permanente (APA) de responsabilidade do Parque Estadual da Fonte Grande que faz divisa com o bairro.
Descrição
O projeto será desenvolcido em parceria entre moradores e lideranças de Santa Tereza, o Coletivo Casa Verde e o Parque Estadual da Fonte Grande. Tem como meta mostrar aos moradores da região a importância da recuperação, conservação e manutenção das nascentes, florestas e do meio ambiente.As ações do projeto serão amplamente divulgada para que se atinja o principal público alvo, os moradores da Região Administrativa 2 - Santo Antônio (PMV). Serão utilizados por meio de comunicação as rádios comunitárias, as redes sociais e convites formais e informais para escolas, associações de moradores e organizações civis da região.
Ao decorrer do projeto acontecerá um processo de formação de técnicas agrícolas e práticas ecopedagógicas, usadas pelo Coletivo Casa Verde, para com moradores que residem próximos a APA e participantes do projeto interessados. Inicialmente são seis moradores vizinhos do parque que já realizam trabalhos voluntário na APA e participarão da formação.
O reflorestamento e recuperação das nascentes ocorrerá nos “Mutirões de Reflorestamentos”, com atividades uma vez por mês durante dez meses. Acontecerão em metas divididas por: a) isolamento e cercamento das nascentes; b) confecção de caixas secas; c) produção e plantio de mudas; d) preparação das eco-trilhas; e) sinalização e identificação.
O espaço a ser reflorestada possui um área de 2,5 hectares, pertence ao bioma da Mata Atlântica e possui um relevo acidentado com alto risco de deslizamento. O local em questão é constantemente monitorado, tanto pelo Parque quanto pela comunidade, para se evitar ocupações por moradias pelas condições de riscos que a área apresenta, queimadas e descarte de lixo.
Como resultados, esperamos que o projeto estimule práticas coletivas, em rede e em grupo na comunidade, potencializando ações de sucesso no bairro, como o fomento e apoio a futuros projetos de ecoturismo na região. A exemplo o “Tour do Morro” um projeto que acontece no bairro, desde 2014, que tem como objetivo contar histórias da região e mostrar a vista do alto, nos mirantes naturais dos morros dos bairros Santa Tereza e Do Cabral para visitantes e turistas.
E que possa estimular, também, novos projetos na busca de soluções para questões socioambientais que ocorrem na comunidade, como o hábito de descarte inadequado dos resíduos domésticos nos morros, que devido a dificuldade dos serviços de coleta desse material, são jogados pelos becos e escadarias dos morros e nos limites com o parque poluindo o ambiente em que vivem.
Dessa forma, o projeto Reflorestamento e Preservação da Fonte Santa Tereza permitirá que os moradores da comunidade e as escolas próximas, protagonizem o processo de forma prática levando-os à conscientização e ao empoderamento acerca das questões ambientais, mostrando que a revitalização e o cuidado com as nossas florestas é possível.