{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
O Olhares - Cultura e Meio Ambiente, é realizado pelo Cineclube Eco Social, e neste ano de 2019, em parceria com o Instituto Manguerê, irá circular oficinas e palestras em localidades entorno de Patrimônios Naturais do ES. Usando do audiovisual como ferramenta pedagógica no fomento da educação social voltadas para as relações comunitárias e do meio ambiente.
Site: https://olhareseperspectivases.blogspot.com/ https://olhareseperspectivases.blogspot.com/
Descrição
O Projeto Olhares, realizado pelo Cineclube Eco Social, em Águia Branca, surgiu como projeto escrito, em 2011, durante o “Curso de Formação Agente Cultura Jovem” e as suas primeiras ações práticas, em 2012, por meio do Edital “Bolsa Cultura Jovem”, ambos incentivos realizados pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo através do Programa Rede Cultura Jovem.Após diversas ações e experiências, a partir do audiovisual como ferramenta de diálogo e percepção, abordando a diversas temáticas e aspectos sociais e culturais, e ampliando aos seus territórios de atuação, de Águia Branca para a Região Noroeste e outras Regiões.
O Olhares, na busca contínua pela experiência e aprendizado através do encontro com outros olhares e formas de se olhar e perceber, a si e aos ambientes e espaços. Se reestrutura e propõe a experimentar novas metodologias e vivências.
Em 2019, Olhares – Cultura e Meio Ambiente, se propõe a estimular as pessoas, a vivência de perceber aos espaços e ao meio ambiente, através de novas formas de olhar e se olhar. Estudando a inter-relação social, entre as pessoas e suas ações no universo, seja material ou imaterial, como agem e reagem no espaço ambiental, cultural e comunitário. Promovendo ações inovadoras ao processo de educação cidadã valorizando ao patrimônio natural e cultural, em comunidades capixabas.
Serão desenvolvidas dinâmicas de educação ambiental, e atividades de formação com oficinas de animação, documentário e cineclubismo. Apropriando do audiovisual como ferramenta lúdica e pedagógica, ao diálogos e aprendizados mútuos.
Abordando a memória e identidade local, o hábito das comunidades na experiência social do contato com o patrimônio natural e cultural, quer seja material ou imaterial, bem como os processos disponíveis para a educação social, cultural e do meio ambiente como um todo. Criando uma interação entre os participantes com o objetivo estudado e incentivando o aprendizado através de novos olhares e percepções.
O Projeto Olhares visa à produção de 06 filmes com a temática ambiental, a serem realizados por jovens e adolescentes e com participação outras faixas etéricas nas atividades, sendo ambos, moradores e frequentadores, das proximidades de patrimônios ambientais, a partir de oficinas ministradas por profissionais de cinema e educação ambiental.
Mais do que gerar respostas, almejamos promover questionamentos, ação que toda boa arte traz vinculada a si mesma.