marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
O Projeto em questão, propôe o funcionamento do Cineclube Manguerê, sempre com a presença dos jovens integrantes do Núcleo de Memória Audio Visual do Centro Cultural Caieiras, de forma itinerante, com circuitos de exibições nas Escolas da Rede Pública de Ensino da Grande São Pedro, da filmografia produzida no Espírito Santo e que retrata as manifestações da nossa cultura de raiz.
Descrição
O circuito irá percorrer cinco bairros da Grande São Pedro: Ilha das Caieiras, São Pedro I, São Pedro III, São José e Condusa, com exibições itinerantes nas seguintes Escolas da Rede Pública de Ensino: EMEF Francisco Lacerda de Aguiar, EMEF Maria José Costa Moraes, , EMEF Tancredo de Almeida Neves, EMEF José Lemos de Miranda e EMEF Eliane Rodrigues dos Santos, atingindo a um público de 150 jovens em cada escola, totalizando um público de 750 alunos.
Filmografia a ser exibida:
- O Evangélio Segundo Seu João – De João Moraes – A Vida de Cristo contada por João Inácio, Mestre da Folia de Reis “Estrela do Mar” de Cachoeiro de Itapemirim/ES
- O Congueiro do Santo Preto – De Fábio Carvalho – Homenagem ao Mestre Antônio Rosa (1928-1999) um dos ícones do Congo
Capixaba, responsável durante 50 anos pela Festa de São Benedito na Serra/ES.
- Todas as Faces de Maria – De Genildo Coelho – Conta a história da Mestra Maria Laurinda Adão: Coveira, Parteira, Líder
Comunitária, comanda há 50 anos o Caxambú Santa Cruz da Comunidade Quilombola de Monte Alegre/Cachoeiro do Itapemirim.
- Canto para a Liberdade – A Festa do Timcubi- de Orlando Bonfim – Registra o folguedo popular “Ticumbí” também conhecido como “Baile do Congo” típico do Município de Conceição da Barra.
O objetivo é que nosso público alvo tenha a oportunidade de conhecer o cinema feito no estado e se sintam motivados a se manifestar sobre o assunto.
Objetivos:
- Oferecer para a juventude canais de informação expressão e comunicação;
- Divulgar e estimular a prática do Cineclubismo no Espírito Santo;
- Divulgar filmografia capixaba e nosso patrimônio imaterial;
- Inserir os jovens no debate social;
Publicado por
O CECAES é uma Organização de Utilidade Pública Estadual e Inscrita no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que promove os direitos e o desenvolvimento humano, tendo a arte como instrumento. O seu trabalho é feito através da difusão da cultura local, estabelecendo ações que promovam a autoestima, a dignidade, o protagonismo juvenil e a geração de renda com sustentabilidade.
Durante seus 15 anos de existência, a instituição já atendeu diretamente aproximadamente 3.000 crianças e adolescentes nos Projetos que realizou.
Os Projetos
Projetos Especiais já Realizados:
Ilha das Caieiras – Pólo de Turismo e Cultura - Realizado em 2003 em parceria com o SEBRAE o CECAES desenvolveu 8 ações que estão registradas na publicação “Historias de Sucesso – Experiências Empreendedoras - 2004”.
“A Favela Vê A Favela” - Parceria com o Vitória Foto, realizando Oficinas e exposição de fotografias. Vitória - Ilha das Caieiras – 2008
Manguerê Poético - O projeto permitiu a interação da Atriz e poetiza Elisa Lucinda com os jovens participantes do Projeto Manguerê, ampliando a visibilidade do trabalho já realizado por ambas as partes. O projeto foi realizado em Março de 2009 e teve como resultado dois shows, um no Theatro Carlos Gomes, em Vitória e outro no Theatro Tom Jobim, Rio de Janeiro.
Projeto Ecobase Ilha Das Caieiras - Parceria com o Instituto Capixaba Ecoturismo no PROJETO ECOBASE ILHA DAS CAIEIRAS. O projeto implantou e promoveu a co-gestão da base piloto demonstrativa de Ecoturismo Comunitário em Vitória através da mobilização, estruturação e fomento de novas atividades turísticas que possam ser gerenciadas pela comunidade da Ilha das Caieiras.
Projeto Alma Brasileira - Em parceria com o pianista Marcelo Bratke. Três jovens
percussionistas participantes dos projetos Congo na Escola e Manguerê foram selecionados pelo pianista, para participar de um concerto em homenagem aos 120 anos de Heitor VillaLobos.
Esses jovens tocaram nas principais capitais brasileiras ( São Paulo, São Luiz, Rio de
Janeiro, Belém, Belo Horizonte) e no Japão, onde participaram de dois concertos, um no Suntory, em Tóquio, no dia 6 de novembro de 2008, e o outro no Shirakawa Hall, em Nagoya dia 7 de novembro de 2008.
Projeto Festival Torta Black I II e III – O Festival acontece nos meses de novembro/dezembro, numa referência ao dia da consciência negra, com a proposta de dar visibilidade e espaço para os segmentos produtivos existentes na região unindo atividades tradicionais como as desfiadeiras de siri, a culinária capixaba, o turismo, cinema e a música.
Com uma programação diversificada, mas sempre focada na valorização e divulgação de manifestações artísticas e culturais de identidade negra, as três edições contou com um público de cinco mil pessoas que circularam pelo local.
Vale ressaltar que o II Festival Torta Black foi realizada através do prêmio “Projeto de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba”, concedido pela Secretaria de Estado da Cultural, através do edital n° 006/2012, também contamos com o apoio das seguintes parcerias:
Prefeitura Municipal de Vitória, Cesan, Rádio niversitária FM, Funcultura, Qualitá Padaria e Confeitaria, e Secretaria de Estado da Cultura. Anexo Folder, Fotos, Jornais e pode também ser conferido no Blog HTTP: http://tortablack.com.br/
Projetos em Realização:
Ponto de Leitura Tia Laura – Em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Caieiras, disponibiliza para a comunidade da Grande São Pedro e Ilha das Caieiras um acervo de mil livros para consulta e empréstimos.
Cine Clube Manguere – Em parceria com o Conselho Nacional de Cine Clubes Brasileiros. O Cine Clube funciona semanalmente e no momento estamos realizando o projeto “Curta as
Quintas”., com exibição de curtas metragens sempre as 19 hs.
Projeto Manguerê – Ponto de Cultura do Brasil - Busca aprofundar o trabalho de sensibilização às artes e formação técnica voltada para jovens. As atividades acontecem em três núcleos:
Núcleo de Música - Trabalha os ritmos regionais brasileiros, em especial, afoxé, maracatu, ciranda, samba, congo, cultura hip-hop e a fusão destas diversas sonoridades. Tem como resultado o Grupo de Percussão Manguerê.
Formado por jovens, vem se apresentando em inúmeros eventos culturais e sociais do Estado.
Destacamos também algumas participações em programas na TV:
Jornal ES TV 1ª Edição – TV Gazeta/ Rede Globo – 2006 / Abertura do Evento Vitória da Paz Com O Afro Reggae – PMV – 2006 Seminário Vitória da Paz (ES) – 2007 / Programa Em Movimento – Rede Gazeta – 2007 / Estação Porto de Vitória Com Participação do Musico Pedro Luis (Pedro Luis E A Parede) – 2007 / Programa Destino Brasil Música - Canal Brasil – 2007 / Encerramento do Festival de Cinema de Jovens Realizadores do MERCOSUL – Instituto Marlin Azul – 2007 / Show Africanismo – Projeto Seis e Meia no Teatro Carlos Gomes. – 2008 Projeto Vitória Verão – Praia de Camburi – 2008 / Apresentação No Circuito Cultural de Vitória
– PMV – 2008 / Programa Conexão Geral – Rede Gazeta – 2009 / Programa Jornal Capixaba – Band – 2009 / Programa Vivendo e Aprendendo – TV Vitória/Rede Record – 2009/ Realização de trilha sonora nos filmes do Projeto Animação:
Núcleo de Artes Cênicas - São oficinas que envolvem o aprendizado das artes cênicas:
Dramaturgia e Técnica Circense (perna de pau, diabolô, monociclo e acrobacias. Tem como resultado uma CIA Manguerê de Artes Cênicas, que se apresenta em eventos culturais e nas Escolas da Rede Pública de Ensino com os espetáculos que já realizou, como:
Do lixão a passarela, 2006. / De Médico louco, todos temos um pouco, 2010. / A Feira – VI Mostra Cultural , 2011 / Equilíbrio e Flor, 14/12/12. / Hoje Tem Espetáculo, 2013 / Hora do Riso , 2014. / O Espetáculo Hoje Tem Espetáculo, Tem Sim Senhor!, foi contemplado com o prêmio de Circulação da Prefeitura Municipal de Vitória.
Núcleo de Memória Audiovisual - Através da produção de textos, fotografias e vídeos, o Núcleo de Memória Audiovisual tem como objetivo manipular os conteúdos imateriais, realizando um trabalho de levantamento e registro de fatos da comunidade pelo ponto de vista da juventude.
Já realizou vários vídeos. Veja no Blog
Premiação:
- Prêmio ASAS Ministério da Cultura, Melhores Práticas em Gestão de
Recursos Públicos.
- Prêmio Ponto de Contato – Intercâmbio Brasil x Inglaterra
Congo na Escola – Objeto do Projeto em questão, inclui aulas práticas e teóricas sobre a história e a música do congo, (tradição da cultura capixaba) oficinas de Musicalização. Também promove visitas culturais a cinemas, teatros e exposições em galerias de arte. Os participantes contam com plano de saúde. Tem como resultado a Banda de Congo Mirim da Ilha:
A Banda “Congo Mirim da Ilha” – Formada por 25 crianças e adolescentes com idades entre 8 a 18. Vêm se apresentando inúmeros eventos culturais e sociais de Estado, eventos nacionais e em programas na TV, Destacamos:
Premio Camélia da Liberdade – (RJ) / Festival Tambor Mineiro (BH)/ Dia de Fazer A Diferença / Archam (SP) / Anima Mundi (RJ) / Terceiro Ciclo Multi-Cultural Judaico Brasileiro (SP)/ 1ª Mostra Brasil Juventude Transformando Com Arte (RJ) / Exposição Arte Para Criança / Recepção Para Yoko Ono / Museu da Arte Moderna (RJ) / Programa Amigos da Escola - Jornal
Hoje - Rede Globo / Programa O Melhor da Tarde - Rede Bandeirantes / Programa Pra Valer - Rede Bandeirantes / OI Brasil - Rede Bandeirantes / Anima Mundi - Canal Futura / Pequenas Empresas Grandes Negócios - Rede Globo / Programa “Rede Brasil” veiculada nacionalmente pela Globo News/Jornal “ES/TV 1° Edição” – TV Gazeta/Rede Globo – Programa Mais Você – Rede Globo/ 1ª Conferencia Social Nacional da Unimed (ES) /
Apresentação para receber Ariano Suassuna no aniversário de 33 anos da Unimed Vitória / Participação no show de lançamento do CD Canto das Águas do Coral da CESAN-ES / Apresentação na V Conferência Internacional dos Direitos Humanos- OAB –ES .
Realização de trilha sonora ao vivo nos filmes do Projeto Animação: Vitória Cine Vídeo/ Mangue e Tal – 2002 / - Portinholas – 2003 / Zen ou não Zen? Eis a Questão – 2003 / Vitória Pra Mim – 2005 / Albertinho – 2006 / Ele Noel Rosa – 2007.
CDs Gravados:
– Batuque Muleque – Grupo Congo Mirim da Ilha
- Batuque Cívico – O Grupo Congo Mirim da Ilha interpretando o Hino Nacional em ritmo de Congo (Distribuído na rede estadual de ensino)
Aulas expositivas - O grupo Congo Mirim da Ilha mostra a música os instrumentos e História do Congo para os alunos das Escolas da Rede Municipal
Citações
- Historia de Sucesso – Experiências Empreendedoras (SEBRAE) - 2004
- Que Arte é Essa? – A Arte Como Forma de Comunicação em Comunidades – Natalia Malze – Nina Cida – Sandra Martins. 200 Premiações e Publicações.
Prêmios
- Melhor Trilha Sonora Com o Filme “Portinholas” no 8º Cine Pernambuco
- Melhor Trilha Sonora Com o Filme “Zen ou Não Zen” no Festival de Cinema do Recife e no Festival de Cinema de Curitiba.
- Menção Honrosa da Assembléia Legislativa, por atuação na defesa da cidadania e da vida. - Troféu “Dia de Fazer a Diferença” – ARCHAN (SP)
- Classificado na categoria regional para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2005, pelo
IPHAN
- O CECAES produziu a 1ª Cartilha do Folclore Capixaba - Penedo Vai, Penedo Vem que foi distribuído em toda a rede estadual de ensino.