CALENDÁRIO CULTURAL DA ACADEMIA MARATAIZENSE DE LETRAS

TRIBUTO A DOMINGOS JOSÉ MARTINS

Nº SNIIC: PR-3475

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 12/06/2018 a 21/06/2020 às 23:59

TRIBUTO A DOMINGOS JOSÉ MARTINS
BICENTENÁRIO DE SUA MORTE
Organização: Secretarias: Educação, Turismo e Cultura/ Coordenação do Palácio das Águias e da Academia Marataizense de Letras
Realização: Prefeitura de Marataízes e Academia Marataizense de Letras
Apoio: Turismo e Cultura e Educação e comercio local

Descrição

TRIBUTO A DOMINGOS JOSÉ MARTINS
No ano do bicentenário da morte do herói nacional DOMINGOS JOSÉ MARTINS, nascido em caxangá distrito de Marataízes, foi realizado um grandioso evento ‘ TRIBUTO A DOMINGOS JOSÉ MARTINS’ \em parcerias: Secretaria de Educação, Turismo e Cultura e a Academia Marataizense de Letras juntamente com a coordenação do Palácio das Águias.
As primeiras reuniões de parcerias e formulação do projeto foi no espaço do Palácio das Águias com as diretoras da Educação Municipal e a coordenação do Palácio das Águias escritora Bárbara Pérez. Ficou definido o espaço do Palácio das Águias para execução do projeto, exposições e as apresentações municipais através dos alunos e as demais participações ficou a cargo da coordenação do Palácio junto a Academia Marataizense de Letras. A Coordenação produziu um edital de Concurso a nível estadual :‘ I Concurso Cultural Domingos José Martins’ e que neste período foi publicado no site da prefeitura e enviado a todas as escolas municipais e estaduais ,sendo posteriormente classificados 4 alunos da rede municipal e estadual, ficando em primeiro lugar a aluna Rayssa da cidade do norte Mucurici/ES.
Aconteceu uma grandiosa exposição de objetos e materiais riquíssimos produzidos pelos alunos de todas as escolas do município de Marataízes. Esses trabalhos foram realizados dentro das escolas ministrados pelos respectivos professores de cada escola, individualmente.
A exposição ocupou vários espaços do Palácio das Águias e nela se tinha toda a história e trajetória de vida e de luta do herói nacional e além de várias apresentações teatrais e recitais com os alunos. Durante toda a semana aconteceram inúmeras apresentações folclóricas, culturais, danças e outros, organizadas pela coordenação do Palácio em parceria com a Academia Marataizense de Letras.
Foram homenageadas personalidades municipais e estaduais com a outorga da ‘COMENDA DOMINGOS JOSÉ MARTINS’ e entregue os certificados aos vencedores do I CONCURSO CULTURAL DOMINGOS JOSÉ MARTINS. Os alunos classificados foram selecionados pela comissão da Academia Marataizense de Letras, a saber: 01 aluno da rede municipal de Marataizes, 02 alunos da rede estadual de Cachoeiro de Itapemirim e a classificada em 1º lugar foi da cidade de Mucurici norte do estado.
As apresentações com alunos ficou a cargo das escolas e professores.

Programação da Academia Marataizense de Letras:
Danças clássicas e contemporâneas;
Balé;
Peças teatrais;
Apresentações musicais;
Encontro folclórico de vários grupos da região;
Sessão solene com entrega da Honraria ‘COMENDA DOMINGOS JOSÉ MARTINS’;
Exposições fotográficas e de telas;
Café & Prosa;
Contação de Histórias;
Oficinas e palestras;
As atividades e atrações foram previamente agendadas com os alunos
E as apresentações noturnas eram com convidados especiais e seleto público
Presente
Acrescentamos várias apresentações folclóricas e palestras na temática do tributo, pois entendemos que as nossas raízes culturais devem ser cultuadas e preservadas, e entre essas atividades, tivemos a presença do Cacique Vindo do Rio de Janeiro e trouxe fotos indígenas, livros e artesanatos para exposição a deleite dos munícipes e alunos.

Produção dos eventos culturais: Bárbara Pérez.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

BÁRBARA PÉREZ

Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo. Fundada em 16 de outubro de 2009 e tem a função de difundir as artes, cultura,literatura e as raízes histórias e folclóricas. Criados por decretos internos, os títulos, comendas, medalhas e certificados levam os nomes de personalidades capixabas, prestando homenagens a pessoas ligadas às artes, à cultura e à política

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem