marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
A oficina Imagens Mentais e Cartografia: Territórios do Brincar é destinada a jovens alunos da rede pública de ensino. O objetivo é desenvolver questões territoriais do município de Cariacica por meio da linguagem cartográfica.
Descrição
O projeto Imagens Mentais e Cartografia: Territórios do Brincar é uma atividade de pesquisa, prática urbana, artística e educacional. Desenvolveremos as cartografias mentais com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Hunney Everest Piovesan, em Morada de Santa Fé, uma oficina aberta para trinta participantes, realizada na primeira quinzena de fevereiro de 2021 (8 a 20). Os mapas mentais acessam o cognitivo dos alunos, constituem suas memórias em representações cartográficas. Uma geografia voltada à expressão, interpretação e imaginação. Vivenciar e ter consciência do seu próprio território concebe no indivíduo símbolos identitários assim como o pertencimento e a sociabilidade, indispensáveis para a formação da cidadania. Esse estudo tem o propósito de compreender a geografia onde são estabelecidas as práticas humanas nos territórios cariaciquenses. Provocar os alunos com o cotidiano e vivências culturais além de apontar os espaços de uso comum garantindo os seus múltiplos usos.Em sala de aula aprenderemos sobre a formação geográfica, histórica e social do município de Cariacica, um resgate do entendimento da nossa cidade, do povo e sua cultura. Em seguida apresentamos a linguagem cartográfica e termos que compõe a imagem da cidade, título, escala, projeção, orientação, marcos, nós, vias e outras composições. Após conhecerem a base cartográfica e ter vivenciado o seu território de forma lúdica e cultural os alunos criarão suas memórias e identidades que serão expressas em mapas. As cartografias mentais serão representadas por meio de pontos, linhas e áreas, complementadas por desenhos, textos e fotografias, de forma livre e em atividades que soam familiares. Essas ferramentas permitem o desenvolvimento motor e intelectual, possibilitando a liberdade de criar e representar.
Cabe um levantamento e reconhecimento dos espaços livres tantos por moradores, que carecem de espaços de uso comum na cidade, para utilizar esses locais e juntos construírem uma vizinhança solidificada, quanto ao poder público, para atuar de forma que contribua com a manutenção oferendo suportes de qualidade para esses espaços.