marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 02/02/2018 a 30/12/2018 às 23:59

A mostra conta objetos, uma performance registrada em vídeo, e com fotografias em que seu corpo da artista Tete Rocha, gordo e desnudo, se relaciona com objetos de maneira íntima, e por vezes
desconfortável, provocando reflexões que permeiam a normatização dos corpos, a relação entre o natural e o manufaturado, e a insubmissão à ideia de beleza como imposição social ao corpo feminino.

Site: http://cargocollective.com/teterocha http://cargocollective.com/teterocha

Descrição

A primeira individual da artista Tete Rocha, Ventos em Vênus movem montanhas, aconteceu entre os dias 18 de dezembro de 2018 a 02 de fevereiro de 2019, na Galeria Homero Massena.
Em seu trabalho, a artista utiliza sua própria imagem como foco da pesquisa que propõe o estudo poético sobre os limites e potencialidades de representação do corpo, em contraposição com símbolos que submetem o feminino a padrões de forma e comportamento no contexto da sociedade contemporânea.
A mostra conta objetos produzidos e replicados pela artista, uma performance registrada em vídeo, e com fotografias em que seu corpo, gordo e desnudo, se relaciona com objetos de maneira íntima, e por vezes desconfortável, provocando reflexões que permeiam a normatização dos corpos, a relação entre o natural e o manufaturado, e a insubmissão à ideia de beleza pré moldada como imposição social ao corpo feminino.
O espaço expositivo foi composto pelas seguintes obras: um tríptico de fotos do braço da artista levantando uma pedra, denominado "A força", impressas em tecido translúcido; um conjunto formado por uma mesa, sobre a qual foram dispostos uma balança antiga de ourives ao centro, e de cada lado da mesma, 49 damas de xadrez exatamente iguais em resina e 49 damas todas diferentes entre si feitas de argila, chamado "Damas em suspensão". De cada lado da mesa, foram dispostas duas fotografias impressas, ao chão, com os pés da artista entres as damas, em um díptico denominado "Qualquer caminho é uma direção"; 4 fotografias em grande formato, impressas em canvas; um totem contendo uma caixa de acrílico com uma réplica da Vênus de Willendorf feita em caramelo de açúcar, chamado "Compulsão"; e por fim, um video projetado, em que a artista devora a pequena vênus de açúcar, o qual chamou "Autofagia".

Em função da exposição, a artista lançou um catálogo contendo as obras da mostras e textos das pesquisadoras Almerinda Lopes e Karenn Amorim.
O mesmo pode ser acessado através do link:
https://issuu.com/home/published/catalogo_alta5

ou pode ser solicitada a versão em PDF através do e-mail
teterocha.art@gmail.com

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Tete Rocha

Graduada em Artes Plásticas e especialista em Gestão Cultural.
Ativista do que chama de 'poética da relação', acredita na interação e no diálogo como agentes importantes de transformação das ideias, das pessoas e da arte.
Já atuou como arte-educadora e produtora cultural. Hoje é cenotécnica, trabalhando na construção de cenários para peças teatrais e em montagens de exposições de arte.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem