Edital 005/2017 - Pontos de Memória

A Casa da História

Nº SNIIC: PR-950

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 01/04/2018 a 20/04/2018 às 23:59

O projeto "A Casa da História" deu origem ao Museu de Casas do Flexal - Mucaf, que foi idealizado para valorizar e resgatar a história e cultura, incentivar a preservação do meio ambiente e proporcionar acesso à arte mural, bem como a difusão dessa para crianças, jovens, adolescentes e a todos os moradores e/ou transeuntes do bairro.

Site: https://mucafiac.wordpress.com https://mucafiac.wordpress.com

Descrição

O projeto A Casa da História foi idealizado para valorizar e resgatar a história e cultura, incentivar a preservação do meio ambiente, uma vez que o bairro é margeado pelo manguezal e muitas famílias dependem dele para se sustentar, e proporcionar acesso à arte mural, bem como a difusão dessa para crianças, jovens, adolescentes e a todos os moradores e/ou transeuntes da comunidade de Flexal 2.

Por meio da arte mural contamos a história da comunidade dividindo-a em trechos. Para cada parte da história existe uma arte na fachada das casas, transformando a comunidade em uma galeria de arte a céu aberto, na qual os moradores e visitantes poderão presenciar um circuito cultural histórico com visitação guiada.

- Implantação do Museu de Casas do Flexal - Mucaf.
No projeto inicial a intenção era desenvolver os painéis de graffiti com foco na formação artística e na valorização da história da comunidade, no entanto a ideia teve maior abrangência ao nos depararmos com a forte importância de resgatar as memórias dos moradores, mesmo que isso já fosse um objetivo e que já soubéssemos da relevância desse ato, foi uma surpresa ver o tamanho do engajamento da comunidade, quando, por exemplo, em vários painéis, tivemos opiniões “alheias” que foram novas e importantes influências para o desenvolvimento das artes, mesmo que já tivéssemos um projeto de arte pré-estabelecido, todas artes foram moldadas a cada olhar e opinião transeunte.
- Parceria com a empresa Politintas.
Com a visibilidade obtida pelo nosso projeto tivemos a oportunidade de fechar parceria com a maior empresa de tinta do ES, para a evolução e maior abrangência do Mucaf, a Politintas nos concedeu R$10.000,00 em materiais de pintura.
- Visitação guiada e geração de renda
Com a visitação ao Mucaf está acontecendo, naturalmente, aumento na geração de renda e movimentação no comércio local, inclusive o Mucaf têm gerado renda com a venda dos próprios chaveiros.
- Consultoria para implantação do Mucalo (Museu de Casas da Lopa). A Lopa é uma comunidade situada em Vila Velha, com a qual o IAC têm se relacionado com alguns articuladores locais. Em uma de nossas reuniões o grupo despertou o interesse de levar a ideia do Mucaf para a realidade deles. E, com a parceria com a Politintas, está sendo possível apoiar essa iniciativa com materiais de pintura, além do apoio com ideias técnicas da arte mural/graffiti.
- Por coincidência, o painel que representa as antigas lideranças comunitárias foi desenvolvido em frente à uma casa, que, na qual um morador vizinho fez a pergunta sobre um dos rostos ali representados: - Esse é o Padre Gabriel? Nós respondemos, sim! E foi nítido o orgulho do morador ao falar que foi batizado pelo Padre em questão e também foi nítida a emoção do morador ao contar essa história (Com quantos anos aconteceu o batismo, como e onde aconteceu, etc.) s2
- Os alunos tiveram acesso à própria história de forma interativa, sem aquela formalidade de escola, livros, etc. Dessa forma, concluímos que o aprendizado foi mais intenso e inesquecível, pois diariamente eles propagam a história em suas rodas de conversa. Além de terem aprendido algumas técnicas de graffiti, e agora já estão dando continuidade em suas artes de forma autônoma.
- Fortalecimento da identidade local. Por exemplo, no primeiro painel do Circuito estão representados a “Dona Júlia e Seu Manél”, bisavós de um dos alunos do Mucaf. Esse garoto tem se orgulhado ao contar para os amigos que ali é a história da família dele.
- Agendamento de visitas - O Mucaf recebeu 3 visitas, com a próxima agendada para o dia 25 de abril.
- Parcerias com outros grupos/entidades e/ou coletivos: Centro de Referência e Assistência Social da região 1 de Cariacica - CRAS, Instituto GG5 de desenvolvimento comunitário, Coletivo R5, Secretaria de Turismo de Cariacica e Politintas.
- Manutenção da história e resgate das memórias dos moradores.


- Mobilização
Conversa presencial na EMEF Martim Lutero | Colagem de Cartazes| Flyer digital nas redes sociais
Duração: 3 semanas

- Pesquisa;
Visita e conversa com os moradores que têm ligação direta com a criação de arte e texto;
Duração: Intermitente.

- Inscrições;
Duração: 1 mês


- Reunião com lideranças comunitárias para apresentação do projeto;
Duração: 1 dia

- Oficinas teóricas e práticas
História de Flexal 2, história do graffiti, criação de arte e texto, manipulação de materiais e ferramentas de pintura, técnicas de graffiti/arte mural, capacitação dos monitores de visitas guiadas.
Duração: 10 meses

Redes sociais
https://www.facebook.com/mucaf.iac/
https://www.instagram.com/mucaf.iac/
https://mucafiac.wordpress.com/

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem