marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
O projeto implica a publicação e difusão do romance Uma leitura na chuva, iniciado em 2012 e concluído em 2017. Trata-se de uma narrativa em três partes sobre a angústia de um escritor em finalizar seu romance e a de um leitor em perceber a linha frágil entre realidade e ficção.
Descrição
Apresentação:O romance Uma leitura na chuva traz uma discussão sobre a produção e leitura/recepção da obra literária por leitores comuns (isto é, leitores não especializados nem inseridos nas discussões específicas sobre a escrita literária e sua ficcionalidade), uma vez que o argumento central se desenvolve a partir do efeito da ficcionalização de uma relação entre um escritor (homo-orientado) e um amigo (hetero-orientado), na "vida real". Esta é transformada pelo escritor numa relação amorosa homoafetiva, o que leva o amigo a uma crise de identidade e de valores éticos. Além disso, como o romance trata dessa relação e de como o escritor tenta sublimá-la, durante a elaboração do romance, o escritor produz outras histórias, baseadas em episódios de A demanda do santo graal, novela de cavalaria medieval; no conto "Singularidades de uma rapariga loura", de Eça de Queirós; em personagens de Tenda dos milagres, de Jorge Amado, e de Corações migrantes, de Maryse Condé. Trata-se, portanto, de uma obra complexa, em que as ficções se entrelaçam e se confundem, instigando o leitura a desvendar todos os significados ali propostos, ao mesmo tempo que faz refletir sobre o papel da arte.
Ações de difusão do livro:
Revisão do texto Diagramação do miolo Fechamento do arquivo do miolo em alta resolução para a gráfica Concepção e elaboração da capa Fechamento do arquivo da capa em alta resolução para a gráfica Impressão e acabamento do livro Contratação de serviço de coquetel Agendamento do lançamento Divulgação do lançamento em mídias sociais e distribuição de convites em locais estratégicos (livrarias, bibliotecas e órgãos públicos ligados à cultura)
Público alvo:
Esse público está representado nos seguintes segmentos: Leitores interessados em literatura, sobretudo no gênero romance. Estudantes de letras, principalmente os interessados no estudo da intertextualidade e da metalinguagem. Escritores e aspirantes com interesse em refletir sobre o processo de criação literária.
Para atingir tais públicos, o autor se associará a uma editora que promoverá eventos que permitam a interação entre tais públicos. Serão atividades de lançamento do livro, debates, mesas e minicursos, a serem amplamente divulgados na mídia impressa, na televisão e na internet, por meio de redes sociais e e-mail.
Efeito multiplicador da obra:
A produção e publicação do livro envolverá editores, revisores, designers gráficos e professores, na medida em que movimentará as atividades editoriais, ainda tímidas em território espírito-santense, e ampliará a atuação de gráficas e profissionais ligados à produção de livros. No que diz respeito aos leitores, por um lado, o romance lhes oferecerá uma oportunidade de refletir sobre o processo criativo de um escritor, suas motivações, seu modo de traduzir sua experiência de vida, e os problemas de ordem ética que suas opções podem acarretar a si e a pessoas de seu círculo social. A leitura do romance poderá sugerir a esses leitores o aspecto arriscado da produção literária, uma vez que a ficção se baseia livremente na observação de escritores do mundo a sua volta. Por outro lado, os leitores-professores de Ensino Médio, de Graduação e de Pós-graduação, terão um objeto de estudo com diversas possibilidades de abordagem a respeito do texto literário: a questão da metalinguagem (motivação e produção do texto ficcional), da intertextualidade, da ficção, da recepção do texto literário. Tais questões, embora amplamente discutidas ao longo de décadas, estão sempre em pauta, porque as conclusões a que se chega são inevitavelmente provisórias e insuficientes, porque variam de época para época, de autor para autor, de leitor para leitor. O romance, desse modo, traz mais um ponto de vista para a discussão de um item delicado do texto literário: o aspecto ético. Como se trata de um romance que sugere a discussão de aspectos relacionados à produção e à linguagem literária, sua leitura e sua discussão permitirão o desenvolvimento cultural local e regional, na medida em que o romance traz, além daqueles aspectos mencionados, o cenário centrado na região da Grande-Vitória: Vitória (Piedade, Jardim da Penha, Joana D'Arc, Ilha do Boi etc.), Vila Velha (Barra do Jucu) e Cariacica (Alto Lage, não explicitado). Isso permite ao leitor, acostumado a textos que se passam em São Paulo, Rio de Janeiro e outras metrópoles nacionais e internacionais, a inserção de sua experiência de observação espacial em narrativa ficcional, o que poderá conduzi-lo a uma noção diferenciada de seu espaço cotidiano e, por conseguinte e por extensão, de sua cultura. Essa percepção pode ser instigada por meio de palestras seguidas de lançamento do livro. O produto cultural resultante do projeto será o livro, impresso dentro dos melhores padrões de qualidade vigentes no mercado editorial, obedecidas as especificações do item 1.4 do Edital. Além, do que já foi contemplado no referido item, destaque-se que o livro terá as dimensões 14 cm (largura) X 21 cm (altura), as mais praticadas no mercado, com capa colorida e acabamento em laminação fosca, a mais adotada pelas maiores editoras.
Público leitor:
O romance é destinado a leitores do ensino médio e do ensino superior, além do público em geral que gosta de literatura. Para garantir maior acesso ao livro por camadas mais amplas, ele será doado a bibliotecas públicas do Espírito Santo, sendo feita a devida divulgação, para que o livro seja procurado.
As faixas etárias que se pretende atingir com o projeto abrangem Adolescentes, Adultos e Idosos.
Divulgação da obra:
Com apoio da editora, o autor estará presente em lançamentos e sessões de autógrafos nos lugares citados no romance, especialmente os menos favorecidos pela visibilidade concedida pela mídia cultural, de modo a oferecer aos leitores de comunidades, por exemplo, leitura e comentário de trechos do romance que referem seus locais de vivência. Todas as atividades serão amplamente divulgadas em redes sociais, por e-mail e, na medida do possível, na mídia impressa e televisiva.
Contrapartida do projeto:
Execução integral do Plano de ação deste projeto. Entrega de 250 exemplares do livro para o acervo da SECULT, autorizando a exibição pública de caráter cultural e sem fins lucrativos, utilização do material em equipamentos culturais do Estado, inclusive com permissão de empréstimo ao usuários desses equipamentos, doação das cópias a entes da Administração Pública, para arquivo, inclusão em bancos de dados e outros, e outras que a SECULT entender conveniente e oportuna; Participação com o projeto viabilizado em ações e programas desta SECULT, incluindo a ocupação dos equipamentos culturais, caso seja pertinente. Promoção da fruição de bens culturais a camadas da população menos assistidas, Doação de exemplares do livro a acervos públicos da Grande Vitória.