A Casa da Cultura tem por finalidade abrigar atividades e projetos da comunidade compatíveis com a sua estrutura física e material e planejar atividades de ocupação dos espaços internos de modo a promover a cultura e a memória local.
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira - 8h às 18h
Site: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/352/casa_da_cultura.html
Email Público: casadacultura@uberlandia.mg.gov.br
Telefone Público: (34) 3255-8252
Endereço: Praça Coronel Carneiro, 89 , Fundinho, 38400-218, Uberlândia, MG
CEP: 38400-218
Logradouro: Praça Coronel Carneiro
Número: 89
Complemento:
Bairro: Fundinho
Município: Uberlândia
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
Entre os anos de 1922 e 1924 o Coronel Eduardo Marquez (Intendente Municipal entre os anos de 1923 a 1926) construiu em Uberlândia um belíssimo imóvel para ser a sua residência. Naqueles anos, a edificação era suntuosa, com características monumentais que se assemelhavam às casas admiradas em São Paulo.A casa ficou pronta. Pouco tempo depois, em 1932, o Coronel Eduardo Marquez vendeu o imóvel para o Senhor João de Oliveira Guimarães que logo o repassou, no ano de 1936, ao Dr. Laerte Vieira Gonçalves.
O médico Dr. Laerte pretendia abrir uma Casa de Saúde e Maternidade e, por isso, foram necessárias algumas alterações no imóvel como a construção de dois novos espaços, destinados a um Centro Cirúrgico; além de adaptações hidráulicas e elétricas. A Casa continuou a desenvolver atividades médico hospitalares até o ano de 1961, quando foi alugada do proprietário para ser uma Delegacia Regional de Polícia.
Nesta época, a Casa sofreu novas alterações e foram realizadas intervenções estruturais, como o reforço das grades em sala do porão que seriam utilizadas como cárcere. Em 1970, a Delegacia foi transferida de endereço e a casa permaneceu por um período sem função definida.
Em 1972 a Casa abrigou a Superintendência Regional da Fazenda e no ano de 1975, através do Decreto 16.985, o Estado desapropriou a Casa aos herdeiros do Dr. Laerte por novecentos mil cruzeiros.
No ano de 1983, com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, o poder público municipal solicitou ao Estado a doação do imóvel à Prefeitura para que ali fosse sediada a futura “Casa da Cultura”. Essa doação efetivou-se por meio do Projeto de Lei n. 8541/84 e do Contrato de Comodato firmado entre o Estado e o Município. Em seguida, a Prefeitura, em parceria como IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), iniciou o processo de restauração do edifício, recuperando alguns de seus elementos originais, como a pintura, ornamentos parietais e lustres, e removendo algumas estruturas que foram adaptadas em seu espaço interno. As atividades de restauração foram concluídas em 1985, inaugurando, portanto, a Casa da Cultura, um centro cultural de realização de oficinas, projeções de filmes, dança, atividades culturais, palestras e exposições.
Inativa desde o ano de 1995, a Casa da Cultura passou por duas intervenções para, novamente, se tornar acessível à população de Uberlândia. Na primeira etapa da reforma, foram realizadas, a recuperação de portas e janelas, o recondicionamento do piso de tábua do pavimento superior e a reconstrução da escada de mármore da entrada principal.
A segunda etapa, que ocorreu entre dezembro de 2005 a abril de 2006, concluiu a execução de instalações elétricas e do projeto de iluminação de emergência, e detalhes finais da reforma.
A Casa da Cultura é composta hoje por espaços para a realização de reuniões. Atividades Culturais, Galerias de Arte, e ainda muitas histórias e memórias remanescentes na sua bela e imponente arquitetura.
A Casa da Cultura está aberta a visitações de escolas, com agendamento feito com antecedência.
Informações:
CASA DA CULTURA DE UBERLÂNDIA
Praça Coronel Carneiro, nº 89 – Fundinho
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira - 08:00h às 18:00h
Telefones:(34)3255-8252 / (34)3236-8011 / (34) 3214-3266
E-mail: casadacultura@uberlandia.mg.gov.br
Galeria
