Museu Municipal de Uberlândia - Palácio dos Leões - Praça Clarimundo Carneiro.
Esfera: Pública
Tipo de Esfera: Municipal
CNPJ: 18.431.312/0011-97
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 8h às 17h30.
Site: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/3032/museu_municipal.html
Email Público: museumunicipal@uberlandia.mg.gov.br
Telefone Público: (34) 3214-0068
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 67 , Fundinho, 38400-154, Uberlândia, MG
CEP: 38400-154
Logradouro: Praça Clarimundo Carneiro
Número: 67
Complemento:
Bairro: Fundinho
Município: Uberlândia
Estado: MG
Horários de Funcionamento
Descrição
O Palácio dos Leões foi projetado e construído no biênio 1916-1917, por Cypriano D’el Fávero para abrigar o Paço Municipal. Foi inaugurado em 11 de novembro de 1917. Abrigou a Prefeitura até 1966 e a Câmara até 1993. Em 1994 a Secretaria de Cultura deu início às ações para a nova ocupação do edifício. Foi adequado, revitalizado e restaurado pelos arquitetos Rodrigo Meniconi e Alessandro Rende, passando a abrigar o Museu Municipal de Uberlândia.O Museu
Seu projeto conceitual foi definido como histórico/antropológico, por ser dotado de um acervo composto de objetos de uso cotidiano, por retratar aspectos da vida urbana e rural do município e revelar mentalidades, hábitos e costumes de nossa comunidade.
O Acervo
Originário da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural, que guardou objetos antigos durante certo período de sua vida. Com seu falecimento, a família vendeu a coleção à Prefeitura, em 1984. Após aquisição desta coleção, o acervo do museu vem sendo complementado através de doações da comunidade.Atualmente o acervo conta com 2850 objetos.
Reserva Técnica
Local onde se desenvolve um conjunto de ações voltadas à apresentação do acervo à comunidade. É no espaço do Anexo do Museu que são feitas as pesquisas e onde se processam a análise, a higienização, a conservação e, quando necessário, os reparos e/ou restauração das peças do acervo. São estes procedimentos que garantem a salvaguarda dos bens culturais, preservando a memória e a história da cidade e região.
Exposição Nossas Raízes
Retrata cenográfica e historicamente aspectos da formação da cidade no período que compreende a ocupação da região no início do século XIX até o ano de 1920.
Possui quatro salas: O fazedor e o fazendeiro nas fazendas, Lembranças aquecidas do cozer, Uberabinha: Uberlândia em formação e Casa do Comércio.
Exposição Câmara Municipal: Fragmentos da História
Um pequeno histórico da Câmara Municipal em Uberlândia que até 1993 funcionou neste prédio.
