BIBLIOTECA SESI INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

Nº SNIIC: SP-14567


Área de Atuação

Leitura Pesquisa

As Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

Esfera: Pública

Tipo de Esfera: Mista

Títulos e Certificados: UPM

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª - 8h às 17h

Site: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/351/biblioteca_sesi_industria_do_conhecimento.html

Email Público: bibliotecaroosevelt@uberlandia.mg.gov.br

Telefone Público: (34) 3238-5168

Endereço: Avenida Cesário Crosara - Praça Guilherme Paraíso, sem número , Presidente Roosevelt, 38401-124, Uberlândia, MG

CEP: 38401-124

Logradouro: Avenida Cesário Crosara - Praça Guilherme Paraíso

Número: sem número

Complemento:

Bairro: Presidente Roosevelt

Município: Uberlândia

Estado: MG

Horários de Funcionamento

Descrição

A primeira sucursal da Biblioteca Pública Municipal está situada no Bairro Roosevelt ao lado do poliesportivo na, Praça Guilherme de Freitas Paraíso s/nº. Criada através de Convênio firmado entre o SESI/MG e a Prefeitura de Uberlândia em 9 de março de 2009. Com espaço estrutural delimitado em100m2, esta unidade possui acessibilidade na área externa, banheiro e parte interna. Possui um acervo com mais de 7 mil exemplares, vários títulos e diversos assuntos. Além do empréstimo de livros, têmtelecentro, gibiteca, brinquedoteca. Atividades artística e culturais como:contação de histórias, oficina de artesanato e artes em geral, roda da leitura, palestras, videoteca, oficina de origami,oficina de antropologia para crianças e outros.
O conceito desta instituição baseia-se na igualdade de acesso para todos. Porém o grande desafio é promover o gosto pela leituraatravés de atividades artísticas e culturais, poisa arte e literatura sãoinerentes ao ser humano, capaz de despertar sensações e emoções importantes, para o desenvolvimento cognitivo principalmente nas crianças e adolescentes.
De2009, até maio de 2018,participaram das atividades e se beneficiaram dos serviços prestados, mais de 50 mil pessoas.
Atividades e serviços oferecidos pela biblioteca SESI-IND. DO CONHECIMENTO:
EMPRÉSTIMO DE LIVROS Com o objetivo de incentivar a leitura e formação de novos leitores, há um acervo de mais de 7000 exemplares, vários títulos e classificações. Cada usuário poderá levar emprestado até 3 livros por um período de 15 dias.
TELECENTRO É um espaço de acesso a informaçãodos cidadãos através de computadores e da rede de internet , visando a promoção da inclusão digital e social de cada usuário.
GIBITECA É através das histórias em quadrinhos que as crianças aprendem outro tipo de discurso, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, despertando a criatividade e raciocínio para outros textos mais complexos.
VIDEOTECA Com a utilização de recursos audiovisuais, objetiva-se ampliar o conhecimento de forma descontraída, visto que esta atividade estimula nas crianças, a observação, a consciência crítica e sensibilidade.
BRINQUEDOTECA Visa estimular e valorizar atividades lúdicas, através de brinquedos e jogos pedagógicos, proporcionando novas formas de aprendizado e leitura, além de estimular o raciocínio e imaginação
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS O Objetivo principal é despertar nas crianças o interesse pela leitura e incentivá-las a freqüentar a biblioteca, criando o hábito de ler com prazer.
ARTESANATO E RECICLAGEM Oportunizar as pessoas através do trabalho artesanal, o desenvolvimento de suas habilidades manuais, para que possam explorar a criatividade e despertar-los para o exercício de uma profissão, promovendo a socialização de forma alegre e descontraída.
OFICINA DE XADREZ O objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes, a oportunidade de conhecer e aprender o jogo do xadrez, utilizando-o para desenvolver habilidades como: Concentração, planejamento, imaginação, autocontrole,lógica matemática, raciocínio e inteligência.
OFICINA DA BONECA ABAYOMI Estimular o processo de criação para discutir a importância histórica e social em torno das bonecas evidenciando as tradições culturais e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gêneros integrando a cultura brasileira.
OFICINA DE ANTROPOLOGIA PARA CRIANÇAS O conhecimento antropológico, raramente divulgado entre as crianças, no entanto ,esta atividade tem como objetivo, mostrar os vários lugares e povos que habitam o mundo, descobrindo a diversidade cultural de cada país, por meio de desenhos, fotografias, vídeos, músicas e brincadeiras.
OFICINA CONSTRUINDO A PERSONAGEM A oficina “Criando personagens”,visa proporcionar aos seus participantes uma oportunidade de exploração do seu potencial criativo, através dos exercícios de prática de criação manual, e ao mesmo tempo, estimular uma visão crítica sobre a forma de narração oral na educação infantil e fundamental,tornando a realidade mais próxima. Através do trabalho cooperativo em grupo e numa atmosfera de exploração lúdica do corpo e das linguagens artísticas, o processo de criação de uma história coletiva.
CONTAÇÃO DE HISTORIAS COM REVOADAS DE PIPAS Visa ativar a idéia do espaço de leitura bem como cativar as crianças de forma natural, em vários espaços através da dinamização de seu ambiente e implantação de atividades culturais fora da sala de aula, com contação de histórias musicalizadas e revoadas de pipas.
“ A SAIA MÁGICA DE ALICE” ENFOCANDO O FOLCLORE E BRINCADEIRAS De maneira lúdica e com humor e poesia, a história convida as crianças a resgatar a infância perdida diante de tanta tecnologia, buscando uma reflexão sobre as escolhas que norteiam a vida e a nossa relação com o mundo, em uma apresentação intercalada por cantigas, brincadeiras, parlendas e outros.
POJETO ”DE MALA E CUIA” Projeto "De mala e cuia" no espaço da Biblioteca, leva crianças e adolescentes a viajarem no tempo, através de objetos e utensílios utilizados por nossos antepassados. É uma ação entre Biblioteca, Museu e escola, levando conhecimento e despertando a criatividade de cada um.
OFICINA DE ORIGAMI: Arte de origem japonesa, benéfica para todas idades, principalmente na infância, pois além de estimular a coordenação motora e sensorial, implica num desafio que vai além da diversão, ao desenvolver o raciocínio, a socialização e a criatividade

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, criada pela Lei nº 3955 de 09 de setembro de 1983, foi implantada oficialmente em 1º de fevereiro de 1984. Desde então atua priorizando os preceitos de democratização da cultura, entendendo as expressões criativas da arte como um processo coletivo, com vistas a promoção da diversidade cultural e consequente desenvolvimento humano.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem